Sobre o uso da Aprendizagem Linguística Ativa na educação de português escrito para estudantes surdos: relato de experiência na sala de recursos

Autores

  • Israel Ferreira Bezerra Sousa Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Eloisa Nascimento Silva Pilati Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Palavras-chave gramática, português escrito, libras, leitura escrita

Resumo

O presente relato de experiência aborda a transposição didática da Aprendizagem Linguística Ativa para o ensino de português escrito para estudantes surdos em uma sala de recurso de escola pública do ensino fundamental de Brasília. O texto apresenta os pressupostos básicos da Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati 2017, 2020, 2024) e os materiais manipuláveis desenvolvidos pelo professor com base nessa proposta e utilizados em suas aulas para abordar temas como formação da sentença e a ordem das palavras em português escrito. A experiência do uso da metodologia e de seus materiais foi considerada exitosa porque modificou a relação dos estudantes surdos com as aulas de português e promoveu maior interesse e engajamento dos estudantes, facilitando o processo de aprendizagem.

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Publicado

2025-09-12