Construindo práticas educativas na modalidade EJA: Concepções teórico-metodológicas – uma experiência na formação continuada

Autores

  • Juliana Alves de Araújo Bottechia SEEDF/ SBQ, ABRAPEC e ANPED

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Rede pública de ensino, Formação continuada

Resumo

Em 2010, ocorreu um momento histórico de ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública distrital de ensino, no qual as vagas oferecidas pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) no quadro de acesso para aquele ano foram preenchidas na totalidade e sem a necessidade de abrir novas ofertas de vagas. Esse fenômeno exigiu que as políticas públicas especificamente para essa modalidade da educação básica em específico se reorganizassem no cenário local, o que reafirmou a EJA como espaço de inclusão ainda mais significativo. Uma das políticas públicas adotadas na época foi a revitalização da formação continuada dos profissionais envolvidos com a Educação de Jovens e Adultos. Inclusive foi constituído um grupo de formadores na então Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE) que abraçaram o espaço e realizaram diversas atividades embasadas em Paulo Freire, Miguel Arroyo, Moacir Gadotti, Wildson Santos entre outros, como cursos de formação continuada, projetos pedagógicos interventivos no ensino-aprendizagem com ênfase em práticas pedagógicas que desvelassem a diversidade de sujeitos e buscassem a igualdade de direitos, além de mostra de trabalhos com palestras e exposição das produções. Os resultados que podem ser revisitados neste relato apresentam então as ações empreendidas pela SEEDF com vistas à ampliação da oferta da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino, bem como os necessários desdobramentos estratégicos de aumento da oferta da modalidade na rede e as bases teóricas da formação continuada, em que pese a delimitação dos momentos e o impacto no sistema educacional em 2010.

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Publicado

2017-05-31