Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional: um panorama da implementação de políticas públicas educacionais na rede pública de ensino do Distrito Federal
Resumo
Este artigo apresenta uma visão panorâmica sobre a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no âmbito do Distrito Federal, com ênfase à implementação de políticas públicas em âmbito nacional, como o Plano Nacional de Educação – PNE (2014). – 2024 e em nível local, o Plano Distrital de Educação – PDE - 2015-2024. Este estudo, exploratório, de caráter bibliográfico e documental objetiva apresentar os impactos refletidos nas aprendizagens dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos frente às ações de integração junto a Educação Profissional com base em experiências piloto que foram registradas em 2014 nas regiões administrativas de Brazlândia e Plano Piloto, especificamente em turmas integradas à cursos técnicos. Em consonância, em 2016, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal realizou novas ofertas integradas a Educação de Jovens e Adultos, por meio da integração com Cursos de Formação Inicial e Continuada em parceria com Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Este artigo contextualiza o modelo de funcionamento desse programa, perpassando seu marco regulatório. Em seguida, apresenta os desdobramentos do processo de integração da Educação de Jovens e Adultos com Educação Profissional na SEEDF, partindo dos resultados obtidos com a sua execução. Observou-se que a integração feita entre o ensino propedêutico com a educação profissional tornou as aprendizagens mais significativas para os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, assim como uma mudança na práxis docente. Outro aspecto relevante diz respeito à redução do índice de evasão escolar e a inserção dos estudantes adultos no mundo do trabalho.