Aprendizagem na perspetiva sócio histórica e suas interfaces com a integração curricular na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Aprendizagem, Integração curricular, Educação de Jovens e Adultos, Trabalho, InterdisciplinaridadeResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre as inter-relações estabelecidas entre a aprendizagem na perspectiva sócio histórica com a integração curricular na EJA. Parte-se das elaborações teóricas de Vigotsky acerca dos processos da aprendizagem cognitiva vinculada aos processos de interação social. Toma-se como pressuposto, a concepção ontológica de trabalho como categoria integradora das aprendizagens empreendidas nas propostas de currículos integrados. Trata-se de um arranjo curricular consubstanciado na conjugação trabalho-educação no intuito de dar unidade ao conhecimento teorizado na escola com o conjunto articulado de saberes produzidos pelos modos constituídos de vida social. Nesse aspecto, a discussão entre interdisciplinaridade e integração curricular surge como percursos possíveis (ou não) no exercício da pratica docente. A reflexão aponta para um aspecto central da integração curricular quando organizada sob os princípios da pedagogia sócio histórica, que são as possibilidades objetivas de ampliar e fortalecer os itinerários de aprendizagem concebidas, aqui, para além da escola.