Educação Integral: O desafio da construção de uma política de Educação Integral em tempo integral

Autores

  • Eny da Luz Lacerda Oliveira
  • Jeovany Machado dos Anjos
  • Nelly Rose Junquilho

Palavras-chave:

Educação Integral, Aprendizagem, Formação, Sujeito Social

Resumo

Este artigo, baseado em pesquisas bibliográficas, faz uma reflexão acerca da Educação Integral na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, bem como acerca da sua importância no contexto atual de um mundo em constante mudança. Assim, ela se insere e se traduz como concepção e como processo de educação, extrapolando a mera aprendizagem cognitiva, com vistas a uma formação para a integralidade humana. Para educar um indivíduo é preciso envolver e articular diversos outros indivíduos, setores, tempos, espaços e oportunidades, visto que somos sujeitos com diversas características, necessidades e possibilidades de aprendizagens diferenciadas, que devem ocorrer na trajetória de toda a vida. Na Secretaria
de Estado de Educação do Distrito Federal a Educação Integral é orientada por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar, transversalizada pelos eixos da Educação para e em Direitos Humanos, para a Cidadania e para a Sustentabilidade e a Diversidade, em prol de uma educação de qualidade, referenciada no sujeito social.

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Publicado

2014-12-01