Ação-reflexão-ação em uma escola pública do Paranoá – Distrito Federal: Uma perspectiva de Educação Popular na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, processos educativos, transformação.Resumo
Esse artigo analisa o trabalho desenvolvido pela nossa pesquisa de doutorado realizada com educandos de Primeiro Segmento da Educação de Jovens e Adultos da Escola X do Paranoá, no segundo semestre de 2015. A proposta deste texto visa articular a práxis desenvolvida pela nossa pesquisa-ação e as perspectivas educacionais ancoradas nas pedagogias de base popular que defendem que a educação pode contribuir com processos de transformação individuais e coletivos. As nossas principais referências são a Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, a experiência do Projeto de Alfabetização e Formação de Alfabetizadores do Paranoá, que tem sua sistematização em Reis (2011), e as reflexões de Soares e Vieira (2009) que investigam as contribuições da Educação Popular para as práticas da Educação de Jovens e Adultos. O artigo é organizado em três partes. A primeira, uma contextualização de como chegamos ao chão da pesquisa, bem como nossas perguntas e escolhas metodológicas. Em seguida, apresentamos a descrição e os resultados do trabalho desenvolvido já dialogando com a perspectiva da educação popular consubstanciada principalmente em Freire (1996;2005). Na terceira parte, apresentamos uma análise final da proposta realizada.