Constituição e significações de Educadores(as) de Jovens e Adultos na perspectiva de Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
constituição de pedagogos(as)-educadores(as, trajetórias formativas, educação popular, educação de jovens e adultosResumo
Este artigo é uma síntese do resultado da pesquisa de mestrado realizada entre 2010 a 2012 na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – FE/UnB. Nessa pesquisa remeto às significações e repercussões da constituição de educadores(as) numa perspectiva de educação popular e educação de jovens e adultos, a partir das análise de trajetórias formativas de 05 pedagogos(as) egressos(as) no Projeto Paranoá: Alfabetização e Formação de Alfabetizadores de jovens e adultos de camadas populares, projeto esse vinculado ao Currículo do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – FE/UnB. Ressalta-se que a natureza desse processo formativo se caracteriza pela organicidade entre teoria e prática, e pelo exercício do diálogo entre os diversos atores envolvidos: estudantes e professores da FE UnB, alfabetizandos(as), Alfabetizadores e Coordenadores do Movimento Popular do Paranoá. Após levantamento de Pedagogos(as) egressos(as) do Projeto Paranoá/FE/UnB entre o período de 1986 a 2010, identifica-se que mais de 50% dos pesquisados trabalham com educação em espaços escolares e não escolares. No entanto, desse levantamento poucos pedagogos egressos desenvolvem trabalhos no campo da Educação de Jovens e Adultos de forma permanente, dentre esses encontram-se os 05 sujeitos dessa pesquisa. Esse resultado demonstra o quanto ainda a modalidade da Educação de Jovens e Adultos precisa consolidar uma identidade no âmbito da formação e campo de atuação dos educadores(as) de jovens e adultos que ao longo de suas trajetórias não iniciou ou interromperam seus percursos escolares.