Utilização do laboratório no ensino de Ciências no Ensino Médio

  • Ézio de Oliveira Souza
  • Neemias Araújo
  • Thiago Nogueira da Mota

Resumo

Este relato retrata uma proposta em que uma escola de ensino médio atende às especificações da parte diversificada, em seu Projeto Político Pedagógico. Essa parte é tratada em um Projeto Interdisciplinar, denominado “Laboratório de Ciências”. O Laboratório de Ciências é inteiramente ligado aos componentes da Base Nacional Comum da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Os professores são os mesmos que atuam nessas duas frentes, tanto em sala de aula quanto nos laboratórios. As atividades desenvolvidas em laboratório são, na verdade, a extensão da sala de aula; ou seja, o que o aluno aprende em sala, na teoria – na explicação complexa e detalhada do professor – ele vivencia em experimentos e simulações que tornem os conteúdos significativos e percebidos em situações práticas. Com esse projeto, o aluno deixa de ser um sujeito passivo na relação ensino-aprendizagem e passa a atuar como agente de sua experiência científica.

Publicado
Nov 29, 2018
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SOUZA, Ézio de Oliveira; ARAÚJO, Neemias; MOTA, Thiago Nogueira da. Utilização do laboratório no ensino de Ciências no Ensino Médio. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 4, p. 129-131, nov. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/203>. Acesso em: 10 dez. 2018.