Utilização do laboratório no ensino de Ciências no Ensino Médio

Autores

  • Ézio de Oliveira Souza
  • Neemias Araújo
  • Thiago Nogueira da Mota

Palavras-chave:

Projeto interdisciplinar, Laboratório de Ciências, Conteúdos significativos, Experiência científica

Resumo

Este relato retrata uma proposta em que uma escola de ensino médio atende às especificações da parte diversificada, em seu Projeto Político Pedagógico. Essa parte é tratada em um Projeto Interdisciplinar, denominado “Laboratório de Ciências‟. O Laboratório de Ciências é inteiramente ligado aos componentes da Base Nacional Comum da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Os professores são os mesmos que atuam nessas duas frentes, tanto em sala de aula quanto nos laboratórios. As atividades desenvolvidas em laboratório são, na verdade, a extensão da sala de aula; ou seja, o que o aluno aprende em sala, na teoria – na explicação complexa e detalhada do professor – ele vivencia em experimentos e simulações que tornem os conteúdos significativos e percebidos em situações práticas. Com esse projeto, o aluno deixa de ser um sujeito passivo na relação ensino-aprendizagem e passa a atuar como agente de sua experiência científica.

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Publicado

2018-11-29