Desafios e possibilidades do ensino contextualizado na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • João Paulo Santos Neves

Palavras-chave:

Ensino, Contextualização, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Com a temática sobre os desafios e possibilidades do ensino contextualizado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), abordando reflexões acerca da história e os contextos da EJA, ressaltando os percalços pelos quais passaram os sujeitos desta modalidade, este trabalho traz consigo reflexões acerca das dificuldades enfrentadas pelos educadores ao cumprir seu papel e também as dificuldades dos alunos que passam pela escola tardiamente e enfrentam diversos problemas seja ele de ordem econômica, social, física ou intelectual. E, por conseguinte, discute a necessidade de uma abordagem contextualizada que identifique e legitime a importância desta modalidade para o desenvolvimento educacional, bem como esta metodologia, a contextualização, que precisa ser difundida e melhor compreendida em seu cerne, para que seja aplicada de forma eficaz no processo de ensino e aprendizagem. Todo o trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa de campo com um professor e uma turma de alunos da EJA de Goiás. Os resultados apontaram como desafios, a evasão que ainda está presenta no contexto da EJA, e a dificuldade de promover um ensino contextualizado com o cotidiano vivido pelos sujeitos. Como possibilidades, propomos uma abordagem contextualizada por meio de entrevista e questionários a fim de identificar as vivências e a partir de então, proporcionar um ensino significativo para eles.

Downloads

Publicado

2017-05-31