A utilização do mapa conceitual como recurso a uma aprendizagem significativa

Autores

  • Fernanda Maria Furst Signori IFB

Palavras-chave:

Intervenção Pedagógica, Pesquisa em Educação, Aprendizagem Significativa, Mapa Conceitual

Resumo

A dificuldade apresentada pelos alunos na elaboração, assimilação e interiorização de conceitos científicos é uma das questões principais discutidas pelos teóricos adeptos à aprendizagem sócio-interacionista. Visando tornar o aluno corresponsável no processo ensino-aprendizado, onde o professor atua como mediador do conhecimento foi preparada e aplicada uma intervenção pedagógica em um Curso Técnico Subsequente do Instituto Federal de Brasília, a fim de trabalhar o conceito da Aprendizagem Significativa e de técnicas de estudo com a utilização do Mapa Conceitual; estratégias pedagógicas para a construção de conhecimentos científicos que possibilitam integrar, relacionar informações e atribuir significados ao conteúdo estudado. Portanto, pretende-se com esta pesquisa interventiva favorecer a reflexão e contribuir teoricamente com estudos sobre os temas correlacionados à formação de professores, à prática docente, ao processo ensino-aprendizado e às técnicas de estudo.

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Publicado

2017-05-31