Juventudes periféricas e participação política: qual protagonismo nas organizações sociais no Distrito Federal?

Autores

  • Railton Vanes de Sousa Graduação em pedagogia Universidade Estadual de Goiás, especialização em psicopedagogia pela Faculdade Darwin, mestrando em políticas públicas para a infância e juventude pela Universidade de Brasília. Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do DF.
  • Urânia Flores da Cruz Freitas Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB. Mestre em Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília, Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela UNICAMP; Graduada em Pedagogia e Alfabetização – Universidade Católica de Brasília,

Palavras-chave:

Juventudes. , Protagonismo., Participação política. , Organização social.

Resumo

A presente pesquisa teve como objeto de estudo o protagonismo social juvenil em contexto de periferia e as indagações nas possibilidades em colaborar no diálogo e na percepção dos efeitos do protagonismo, da participação política e da mobilização dos jovens na sociedade, teve como espaço de estudo duas organizações sociais (OS) juvenis da periferia de Brasília. Uma instituição não religiosa e a outra religiosa ligada a igreja católica. Nesta pesquisa foram analisadas as ações que as organizações sociais têm realizado para contribuir com o desenvolvimento do protagonismo juvenil em contexto de periferia. Com isso, fortalecer a discussão a respeito da participação e do protagonismo juvenil, e ainda investigar como e se essas organizações sociais contribuíram com o desenvolvimento do protagonismo e participação política juvenil em contexto de periferia. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo e nesse sentido, aplicou-se o modelo de pesquisa bibliográfica, exploratória com o objetivo de conhecer melhor a temática sobre participação e protagonismo juvenil feito por OSs na periferia de Brasília. E ainda apresentar proposituras a essas instituições nesse sentido.

Downloads

Publicado

2025-09-12