Revista Com Censo Jovem: elo entre ciência e juventude

Autores

Palavras-chave:

Letramento científico, Pesquisa como princípio educativo, Protagonismo estudantil, Formação continuada, Divulgação científica, Educação básica

Resumo

O presente artigo explora a trajetória e o impacto da Revista Com Censo Jovem (RCCJ), em especial as duas primeiras edições da publicação, destacando a relevância da formação continuada de docentes na promoção de práticas pedagógicas baseadas na pesquisa, a participação significativa de mulheres na ciência, e a importância da divulgação científica para o rejuvenescimento do campo científico. O estudo realizado indica que a revista não só incentiva a pesquisa, mas também proporciona a integração da teoria e prática educacional, proporcionando um ambiente inclusivo e interativo para estudantes e professores. A análise dos dados revela a amplitude e diversidade das temáticas insertas na revista, contudo, conclui-se ser fundamental a necessidade da efetiva inclusão de projetos de autoria dos próprios estudantes, além do incentivo da participação docente em todas as etapas de produção e edição do periódico, de modo que as(os) estudantes não participem dos trabalhos apenas como “objetos de pesquisa”. A revista destaca-se como um veículo crucial para a promoção do letramento científico e a divulgação de práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, bem-informados e capazes de história própria.

Biografia do Autor

Cristiano de Souza Calisto, Universidade de Brasília - UnB e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília e Mestre em Gestão Ambiental e Políticas Públicas - Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília - UnB (2006). Possui graduação em licenciatura plena em geografia pelo Centro Universitário de Brasília UniCeub(1996) Foi Professor Voluntário da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília -FE/UnB (2006/2007). Nos anos de 2008/2009 atuou no programa de Cooperação Internacional Brasil/Timor Leste como professor cooperante na Universidade Nacional do Timor Leste, no Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor Leste (Cooperação Internacional Brasil/Timor Leste) - Atividades: Docência no Curso de Bacharelato de História e Geografia, em Língua Portuguesa, ministrando aulas de Geografia e Metodologia do Ensino de Geografia, para os professores da rede de ensino de Timor-Leste. (Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor Leste - CAPES/CGCI). De 2015 à 2016 atuou como Bolsista da Universidade de Brasília, na função de Professor Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso e elaborador de Material Didático do curso de Formação de Mediadores de Leitura para a Educação de Jovens e Adultos - Especialização - EaD/UnB. É Professor efetivo da Secretaria de Educação, tendo atuado como Assessor Pedagógico da Diretoria de Direitos Humanos e Diversidade, Assessor Pedagógico da Subsecretaria de Educação Básica, Diretor Substituto da Diretoria de Ensino Médio e Gerente da Gerência de Atenção ao Ensino Médio. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação e Gestão Ambiental e atualmente é pesquisador das relações de gênero e sexualidade. Atualmente tem atuado na Implementação do Novo Ensino Médio nas escolas públicas do Distrito Federal.

Júlio César da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, Licenciatura e Bacharelado (1999 - 2003) e Mestrado em Filosofia pela mesma Instituição de Ensino (2005 - 2007); apresentou o texto PRESSUPOSTOS KANTIANOS DE UMA HISTÓRIA HUMANA PROGRESSIVA RUMO À PAZ como Dissertação. É Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, pesquisou junto à linha Teoria, História e Crítica a linguagem estética oriunda da manifestação arquitetônica nas cidades planejadas no Centro-Oeste, Brasília, Goiânia e Palmas. Desde 2004 leciona Filosofia de Ensino Médio na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Já atuou em outras unidades de ensino, tanto da educação básica quanto da educação superior. É membro Pesquisador do Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica do Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília e do Centro Brasileiro de Pesquisa sobre a teoria da Justiça de Amartya Sen da Escola de Direito da Faculdade Instituto Meridional em Passo Fundo. Possui interesse em Política, Ética, Existencialismo, Linguagem, Religião, Arte, Estudos Sociológicos, Metodologia Científica, Estética, Semiótica, Arquitetura e Urbanismo.

Pollyana Maria Ribeiro Alves Martis, Universidade de Brasília - UnB e Instituto Federal de Brasília - IFB

Doutoranda em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012); especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas e graduada em Pedagogia, ambas pela Universidade de Brasília (2007 e 2005, respectivamente). Atua como Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), na Coordenação de Apoio Pedagógico aos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Brasília, Asa Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação e sociedade, educação profissional e tecnológica, formação de professores, arte, cultura, educação à distância, questões de classe, raça e gênero.

Pedro Demo, Universidade de Brasília - UnB


FotoPossui graduação em Filosofia - Bom Jesus (1963) e doutorado em Sociologia - Universität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 100 livros.

Downloads

Publicado

2024-11-08