Letramento Científico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência exequível

Autores

  • Marcos Paulo de Oliveira Santos SEDF
  • Luana de Oliveira Santos SEEDF

Palavras-chave:

Ciências, Letramento científico, Experiência, Educação Básica.

Resumo

O presente relato de experiência aborda a importância do letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental, destacando a necessidade de que os estudantes desenvolvam habilidades críticas e reflexivas para compreender e aplicar o conhecimento científico. Neste sentido, a distinção entre alfabetização e letramento científico é fundamental, pois este último vai além das habilidades básicas de leitura e escrita, promovendo a capacidade de utilizar informações científicas de forma contextualizada. Diante disso, faz-se um relato de experiência de estudantes de séries iniciais do ensino fundamental por ocasião da participação no Festival de Tecnologia, Inovação e Ciência – FESTIC em Samambaia, Brasília/DF, situação em que os estudantes tiveram o ensejo de produzir um desodorante natural e ter contato com conceitos básicos e relevantes das ciências como experiência, dados, pesquisa, tabulação de dados, entre outros. A vivência dos discentes propiciou uma melhor compreensão sobre o que é a ciência e reforçou a urgência de se proporcionar o letramento científico desde os anos iniciais da educação básica.

 

Biografia do Autor

Marcos Paulo de Oliveira Santos, SEDF

Marcos Paulo de Oliveira Santos é mestre em Educação Física - UnB (2011), especialista em Docência do Ensino Superior; Gestão e Orientação Educacional; Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização e Letramento; Ludopedagogia e Literatura na Educação Infantil; Ensino de Sociologia; Direito Administrativo; Direito Público. Bacharel em Administração Pública - UnB (2015). Licenciado em: Educação Física; Letras-Português e Respectiva Literatura; Pedagogia e História. Docente na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Luana de Oliveira Santos, SEEDF

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Licenciada em Pedagogia e Letras-Inglês. Especialista nas seguintes áreas: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Docência do Ensino Superior. Professora efetiva da SEE-DF.

Downloads

Publicado

2024-11-08