Projeto Guardiões Ambientais: o despertar da consciência ambiental na Escola do Campo

Autores

Palavras-chave:

Consciência Ambiental, Estratégias Pedagógicas, Jogo Pedagógico, Meio Ambiente.

Resumo

Este texto é um relato das experiências pedagógicas vivenciadas por meio do Projeto Guardiões Ambientais que faz parte do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará (PREALG), a partir da parceria da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A ação foi realizada em uma classe comum inclusiva de uma escola do campo da Rede Pública de Ensino da Educação Básica do Distrito Federal, vinculada à SEEDF, com estudantes com desenvolvimento típico e outros estudantes com deficiência intelectual e física. A proposta teve como objetivo despertar a consciência ambiental nos jovens estudantes, com a perspectiva de que se tornem adultos conscientes e ativos na proteção e conservação do meio ambiente, essencialmente daqueles espaços que estão no cotidiano de cada um. O desenvolvimento do projeto ocorreu no segundo semestre letivo de 2023, com 13 encontros realizados nas segundas e terças-feiras, alternadamente. Os encontros duraram sessenta minutos nos quais os palestrantes trocaram experiências com as crianças, utilizaram recursos midiáticos e procuraram dar a elas a autoridade de guardiões da natureza. Destaca-se a interação constante dos policiais ambientais com a professora regente no planejamento das ações realizadas, fato que permitiu à docente manter o interesse da turma na temática e incentivar práticas coerentes com o que está sendo ensinado. O projeto trouxe resultados significativos na aprendizagem dos estudantes e na questão das práticas de ações ilegais nas redondezas da área rural da Região Administrativa de Brazlândia.

Biografia do Autor

Camilo Tarchianini Cerávolo Chiavicatti, Polícia Militar do Distrito Federal

Policial Militar, Licenciado em História, Especialista em Gestão Pública, FTED.

Leandro José de Lima, Polícia Militar do Distrito Federal

Policial Militar, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Público (Uniceub).

Sheley Cristina Corrêa da Silva, SEEDF

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) na área de Currículo, onde também participa do Grupo de Pesquisa (CNPQ) “Currículo e Processo Formativo: Inovação e Interdisciplinaridade”. Especialista em Educação em/e para Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural pelo Instituto de Psicologia e Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação ambas pela Universidade de Brasília. Professora Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) atuante na área de Educação Especial e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0474774321408678. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6019-4922. Contato: sheley.correa@gmail.com

Wesley Pereira da Silva, SEEDF

Doutor em Educação em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Bacharel e Licenciado em Química (UnB). Atualmente é Professor Efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). É membro do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM) e do Grupo Aprendizagem Lúdica - Pesquisas e Intervenção em Educação e Desporto (GEPAL), ambos da Universidade de Brasília (UnB). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6730444309229315. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4198-0837. Contato: wesleynh3@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-05-31