Projeto Guardiões Ambientais: o despertar da consciência ambiental na Escola do Campo
Palavras-chave:
Consciência Ambiental, Estratégias Pedagógicas, Jogo Pedagógico, Meio Ambiente.Resumo
Este texto é um relato das experiências pedagógicas vivenciadas por meio do Projeto Guardiões Ambientais que faz parte do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará (PREALG), a partir da parceria da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A ação foi realizada em uma classe comum inclusiva de uma escola do campo da Rede Pública de Ensino da Educação Básica do Distrito Federal, vinculada à SEEDF, com estudantes com desenvolvimento típico e outros estudantes com deficiência intelectual e física. A proposta teve como objetivo despertar a consciência ambiental nos jovens estudantes, com a perspectiva de que se tornem adultos conscientes e ativos na proteção e conservação do meio ambiente, essencialmente daqueles espaços que estão no cotidiano de cada um. O desenvolvimento do projeto ocorreu no segundo semestre letivo de 2023, com 13 encontros realizados nas segundas e terças-feiras, alternadamente. Os encontros duraram sessenta minutos nos quais os palestrantes trocaram experiências com as crianças, utilizaram recursos midiáticos e procuraram dar a elas a autoridade de guardiões da natureza. Destaca-se a interação constante dos policiais ambientais com a professora regente no planejamento das ações realizadas, fato que permitiu à docente manter o interesse da turma na temática e incentivar práticas coerentes com o que está sendo ensinado. O projeto trouxe resultados significativos na aprendizagem dos estudantes e na questão das práticas de ações ilegais nas redondezas da área rural da Região Administrativa de Brazlândia.