Formação continuada no espaço da Coordenação Pedagógica: diálogos sobre a organização escolar em ciclos

Autores

  • Tâmia Teles de Menezes Pereira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Formação continuada, Organização escolar em ciclos, Coordenação pedagógica, Pesquisa-ação

Resumo

A organização escolar em ciclos está em vigor em todo o ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal desde 2014, porém, seus pressupostos teóricos e metodológicos ainda são pouco discutidos entre os docentes. Isso pode causar impactos no processo ensino aprendizagem. Assim, esta pesquisa-ação, com o objetivo de promover reflexões sobre a organização escolar em ciclos entre os profissionais que já estão inseridos na prática, utiliza a coordenação pedagógica como espaço-tempo para promover estudo coletivo e colaborativo. Os dados analisados decorreram dos registros feitos durante a ação de formação realizada em dois momentos distintos. Foi possível observar que os docentes já possuíam uma aproximação com o tema, porém, algumas reflexões sugerem a necessidade de que outras ações de formação ocorram, uma vez que ainda resta significativamente presente a cultura da escola seriada pautada na reprovação. Dessa forma, esta pesquisa-ação corrobora a importância de ações de formação continuada, realizadas dentro do espaço escolar e que sejam pautadas no diálogo e protagonismo docente.

Downloads

Publicado

2025-04-07