Práticas e desafios no ensino de ciências em ambientes prisionais no Distrito Federal: uma análise a partir da literatura acadêmica

Autores

  • Vitoria da Silva Lacerda Universidade de Brasília
  • Samuel Molina Schnorr Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Ambientes prisionais, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Distrito Federal.

Resumo

O presente estudo aborda as práticas e principais desafios no ensino de Ciências em ambientes prisionais do Distrito Federal. Esta pesquisa visa explorar as particularidades desse contexto educacional, com ênfase no ensino de Ciências, reconhecendo sua importância para a ressocialização e desenvolvimento dos indivíduos. Por ter como traço uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou-se da análise de conteúdo, com busca por meio de levantamento bibliográfico em textos com conteúdo sobre o ensino de Ciências no sistema prisional, recorte geográfico no Distrito Federal e análise de documentos. A análise dos resultados apresentou o uso de filmes como uma importante estratégia didática, proporcionando aos alunos momentos em que conseguem desligar-se da realidade que se encontram, sob cárcere. Como desafios enfrentados, a alta rotatividade de alunos, classes heterogêneas, adequação de materiais, bem como a precariedade dos mesmos e redução da autonomia docente foram citados pelos autores, por quem exerce a docência ou participa de atividades educacionais nesses contextos. Por outro lado, autores descreveram possibilidades e qualidades entregues na educação de jovens e adultos intramuros; entre elas, destacam-se o interesse pelo aprendizado por parte dos discentes e um diferencial na valorização e respeito aos professores, por parte dos mesmos.

Biografia do Autor

Vitoria da Silva Lacerda, Universidade de Brasília

Graduada pela Universidade de Brasília - UnB, possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas (2023). Tem interesse em aplicações práticas da biologia, especialmente na interface com a investigação criminal, tendo atuado em diferentes órgãos da segurança pública (Polícia Civil do Distrito Federal, Departamento de Polícia Federal e Polícia Civil do Distrito Federal).

Samuel Molina Schnorr, Universidade de Brasília

Professor Adjunto da Universidade de Brasília, vinculado ao Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEduc/UnB), além de ser Professor do Programa de Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia (PROFBio/UnB). Doutor em Educação, na área de Ensino de Ciências, pela Universidade de São Paulo (2019). Biólogo Licenciado (2013) e Mestre em Educação (2015), ambos pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou estágio, como aluno de doutorado visitante, no Departamento de Didáctica de la Matemática y las Ciencias Experimentales da Universidad Autónoma de Barcelona (2018-2019) e atuou como pesquisador de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020-2021).

Downloads

Publicado

2024-11-08