Práticas e desafios no ensino de ciências em ambientes prisionais no Distrito Federal: uma análise a partir da literatura acadêmica
Palavras-chave:
Ensino de ciências, Ambientes prisionais, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Distrito Federal.Resumo
O presente estudo aborda as práticas e principais desafios no ensino de Ciências em ambientes prisionais do Distrito Federal. Esta pesquisa visa explorar as particularidades desse contexto educacional, com ênfase no ensino de Ciências, reconhecendo sua importância para a ressocialização e desenvolvimento dos indivíduos. Por ter como traço uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou-se da análise de conteúdo, com busca por meio de levantamento bibliográfico em textos com conteúdo sobre o ensino de Ciências no sistema prisional, recorte geográfico no Distrito Federal e análise de documentos. A análise dos resultados apresentou o uso de filmes como uma importante estratégia didática, proporcionando aos alunos momentos em que conseguem desligar-se da realidade que se encontram, sob cárcere. Como desafios enfrentados, a alta rotatividade de alunos, classes heterogêneas, adequação de materiais, bem como a precariedade dos mesmos e redução da autonomia docente foram citados pelos autores, por quem exerce a docência ou participa de atividades educacionais nesses contextos. Por outro lado, autores descreveram possibilidades e qualidades entregues na educação de jovens e adultos intramuros; entre elas, destacam-se o interesse pelo aprendizado por parte dos discentes e um diferencial na valorização e respeito aos professores, por parte dos mesmos.