Práticas pedagógicas exitosas em classe de alfabetização no contexto do ensino remoto no Distrito Federal: organização do trabalho pedagógico a partir de uma Sequência Didática
Palavras-chave:
Educação, Alfabetização, Classe de alfabetização, Sequência Didática, Ensino remoto, Multimodalidade.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições de práticas pedagógicas desenvolvidas em classe de alfabetização a partir de uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Língua Portuguesa (Dolz; Schneully, 2004) durante o ensino remoto. A SD foi desenvolvida a partir de recursos e linguagens multimodais (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020; Ribeiro, 2021) próprios das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), utilizando as diferentes linguagens e possibilidades do uso da tecnologia nos contextos de ensino remoto, com vistas ao avanço dos educandos quanto à apropriação do sistema de escrita alfabética (Soares, 2021; Morais, 2019), considerando os quatro eixos relativos à linguagem – leitura, produção textual, oralidade e análise linguística. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), tendo como enfoque conceitual e metodológico a pesquisa de natureza qualitativa a partir da pesquisa participante (Gil, 2017; Marconi; Lakatos, 2017), partindo da perspectiva do professor pesquisador (Bortoni-Ricardo, 2008). Os resultados da pesquisa indicam que foram realizadas práticas pedagógicas exitosas considerando sobretudo as peculiaridades do ensino remoto e as reais necessidades dos estudantes em classe de alfabetização, a partir das quais os estudantes demonstraram avanço quanto à leitura e à escrita.