Práticas pedagógicas exitosas em classe de alfabetização no contexto do ensino remoto no Distrito Federal: organização do trabalho pedagógico a partir de uma Sequência Didática

Autores

Palavras-chave:

Educação, Alfabetização, Classe de alfabetização, Sequência Didática, Ensino remoto, Multimodalidade.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições de práticas pedagógicas desenvolvidas em classe de alfabetização a partir de uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Língua Portuguesa (Dolz; Schneully, 2004) durante o ensino remoto. A SD foi desenvolvida a partir de recursos e linguagens multimodais (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020; Ribeiro, 2021) próprios das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), utilizando as diferentes linguagens e possibilidades do uso da tecnologia nos contextos de ensino remoto, com vistas ao avanço dos educandos quanto à apropriação do sistema de escrita alfabética (Soares, 2021; Morais, 2019), considerando os quatro eixos relativos à linguagem – leitura, produção textual, oralidade e análise linguística. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), tendo como enfoque conceitual e metodológico a pesquisa de natureza qualitativa a partir da pesquisa participante (Gil, 2017; Marconi; Lakatos, 2017), partindo da perspectiva do professor pesquisador (Bortoni-Ricardo, 2008). Os resultados da pesquisa indicam que foram realizadas práticas pedagógicas exitosas considerando sobretudo as peculiaridades do ensino remoto e as reais necessidades dos estudantes em classe de alfabetização, a partir das quais os estudantes demonstraram avanço quanto à leitura e à escrita.

Biografia do Autor

Emely Crystina da Silva Viana, SEEDF

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional da Universidade de Brasília (UnB).  Docente na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) como professora do Ensino Fundamental, anos iniciais. Pesquisadora do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL/ UnB), certificado e aprovado pelo CNPq. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0802-6948. Contato: viana.emely13@gmail.com

 

 

Downloads

Publicado

2024-11-08