Lei de Responsabilidade Educacional: Tensões e desafios

Autores

  • Clerton Oliveira Evaristo
  • Sílvia Lúcia Soares

Palavras-chave:

Lei de responsabilidade Educacional, Regulação, Avaliação e qualidade, Regulação do trabalho docente, Responsabilidade negociada

Resumo

Este texto visa problematizar o impacto da Lei de Responsabilidade Educacional no contexto atual a partir de três aspectos: o percurso histórico da Lei de Responsabilidade Educacional do Distrito Federal; a interlocução estabelecida entre a Lei de Responsabilidade, avalição educacional e qualidade; a relação entre a referida lei e a regulação do trabalho docente e também; discutir a construção de responsabilidade negociada e participativa, com o envolvimento dos pares. Para tanto, foram analisadas a questão da regulação e da avaliação em larga escala como parâmetro de acompanhamento da Lei de Responsabilidade Educacional. A análise realizada revela a necessidade do rompimento do controle burocrático do trabalho docente e a possibilidade de construção de responsabilidade negociada e participativa.

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Publicado

2017-03-31