Diagnóstico sobre barreiras e facilitadores encontrados por estudantes-atletas da Universidade de Brasília
Palavras-chave:
Estudante universitário, Atleta, Política educacionalResumo
O objetivo deste estudo foi analisar barreiras e facilitadores encontrados pelos estudantes-atletas para conciliar a dupla carreira na Universidade de Brasília (UnB). Identificamos os atletas por meio de um questionário institucional em que estabelecemos como critérios de inclusão: a) ser estudante do curso de Educação Física (EF); e b) ter participado de competições nacionais ou internacionais nas modalidades que compõem os Jogos Olímpicos ou os Jogos Universitários Brasileiros. Dos 11 participantes incluídos e contactados, recebemos o retorno de quatro discentes. Realizamos entrevistas semiestruturadas por meio da plataforma Microsoft Teams®, com o auxílio de um guia adaptado (Guirola Gómez et al., 2018). Transcrevemos e processamos os dados utilizando o método da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), realizado por meio do software IRAMUTeQ, e os analisamos de acordo com as técnicas de codificação inicial e focalizada presentes na Teoria Fundamentada (Camargo; Justo, 2013; Charmaz, 2006). Os resultados apontam que as principais barreiras encontradas pelos participantes da pesquisa são a falta de compreensão por parte do corpo docente, a falta de dispositivos que garantam acesso ao conteúdo perdido e a dificuldade em justificação de ausências, mesmo quando em representação esportiva da própria universidade. O principal facilitador, por outro lado, é a flexibilidade curricular presente na instituição. Concluímos que a UnB carece de normas institucionais que garantam a condição esportiva de seus estudantes e de iniciativas que acompanhem a trajetória acadêmica dos estudantes-atletas (monitores, tutores etc.). Como aprofundamento, sugere-se o aumento da amostra, em tamanho e variação de curso.