Diagnóstico sobre barreiras e facilitadores encontrados por estudantes-atletas da Universidade de Brasília

Autores

Palavras-chave:

Estudante universitário, Atleta, Política educacional

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar barreiras e facilitadores encontrados pelos estudantes-atletas para conciliar a dupla carreira na Universidade de Brasília (UnB). Identificamos os atletas por meio de um questionário institucional em que estabelecemos como critérios de inclusão: a) ser estudante do curso de Educação Física (EF); e b) ter participado de competições nacionais ou internacionais nas modalidades que compõem os Jogos Olímpicos ou os Jogos Universitários Brasileiros. Dos 11 participantes incluídos e contactados, recebemos o retorno de quatro discentes. Realizamos entrevistas semiestruturadas por meio da plataforma Microsoft Teams®, com o auxílio de um guia adaptado (Guirola Gómez et al., 2018). Transcrevemos e processamos os dados utilizando o método da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), realizado por meio do software IRAMUTeQ, e os analisamos de acordo com as técnicas de codificação inicial e focalizada presentes na Teoria Fundamentada (Camargo; Justo, 2013; Charmaz, 2006). Os resultados apontam que as principais barreiras encontradas pelos participantes da pesquisa são a falta de compreensão por parte do corpo docente, a falta de dispositivos que garantam acesso ao conteúdo perdido e a dificuldade em justificação de ausências, mesmo quando em representação esportiva da própria universidade. O principal facilitador, por outro lado, é a flexibilidade curricular presente na instituição. Concluímos que a UnB carece de normas institucionais que garantam a condição esportiva de seus estudantes e de iniciativas que acompanhem a trajetória acadêmica dos estudantes-atletas (monitores, tutores etc.). Como aprofundamento, sugere-se o aumento da amostra, em tamanho e variação de curso.

Biografia do Autor

Felipe Rodrigues da Costa, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2012), professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação Física (PPGEF/UnB). Coordenador do Grupos de Pesquisas sobre Formação Esportiva e Carreira do Atleta (DuCa/UnB) e Presidente da Associação Brasileira sobre Dupla Carreira Esportiva (ABDC). Contato: fcostavix@gmail.com

Hugo Paula Almeida Rocha, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGE/UFRJ (Turma 2013). Professor de Educação Física do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro. Contato: hrochaufrj@gmail.com

Vinícius Pereira dos Santos, Universidade de Brasília

Graduado em Educação Física pela Universidade de Brasília (2021). Contato: viniciussantosdf@hotmail.com

Iuri Scremin, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (2019), professor de Educação Física no Centro de Ensino SESI – Taguatinga, Vice Diretor de Comunicação da Associação Brasileira sobre Dupla Carreira Esportiva (ABDC) e Pesquisador no Grupo de Pesquisas sobre Formação Esportiva e Carreira do Atleta  (DuCa/UnB). Contato: iuri.screminedf@gmail.com

Felipe Carneiro, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo

Doutor em Educação Física no PPGEF/UFES (2019). Professor no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo. Contato: felipefbcarneiro@gmail.com

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Publicado

2024-11-30