Análise histórica do Ensino Médio Integrado no Brasil

Autores

  • Antônio Jorge Gonçalves de Oliveira Júnior

Palavras-chave:

Educação Profissional, Ensino Médio, Ensino Médio Integrado

Resumo

É sabida a existência de parcela significativa da sociedade que não possui condições ou interesse em concluir o ensino superior, restando muitas vezes apenas a possibilidade da qualificação de sua mão de obra através de integração ao ensino médio. Concentrar-nos-emos nos caminhos trilhados pela educação profissional no ensino médio integrado no último governo do regime militar (1979 – 1985), e faremos uma análise comparativa com as ações de um governo democrático (2006 – 2010). Este trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica. Dados a respeito da educação no ensino médio integrado em dois períodos distintos da história do Brasil irão se confrontar. As análises dos desdobramentos políticos e sociais serviram para nortear o volume e as consequências das ações podendo sugerir, nesse sentido, qual foi o período áureo da qualificação profissional na modalidade de ensino supracitada. Fez-se a opção por uma abordagem qualitativa, apesar do leitor também encontrar alguns dados quantitativos sobre questões da educação profissional de ensino médio.

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Publicado

2014-12-01