Ações integrativas entre família, escola e aluno: A construção do sucesso escolar na atuação do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem
Palavras-chave:
Família, Escola, Desenvolvimento HumanoResumo
Este artigo parte da prática do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA) de uma Escola da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal para discutir sobre a importância da parceria entre família e escola, e sobre as crenças que circulam nessas instituições quanto ao cotidiano desse serviço. Na escola, as queixas dos professores sobre as dificuldades escolares dos alunos ainda aparecem como um sintoma a ser sanado pela área médica, seja por terapias e medicações, seja por exames médicos. No entanto, aposta-se
no potencial interventivo junto às famílias, que, aliado ao trabalho pedagógico realizado no contexto de sala de aula, pode fortalecer a aprendizagem e promover o sucesso educativo. Essa pesquisa de natureza qualitativa baseou-se em um estudo de caso, realizado ao longo do segundo semestre letivo de 2015, cujos participantes foram: um aluno do 3º ano do ensino fundamental, seus responsáveis e a professora regente da turma. Como resultado essencial foi constatado que apesar da escola desenvolver aspectos inerentes à socialização e à construção do conhecimento, ela vem passando por crises para além dos seus limites.
Diante dessa constatação, observou-se que a colaboração da família se configura como uma importante alternativa de enfrentamento para superar os desafios perante as dificuldades de aprendizagem.