Políticas de controle no currículo da Educação Básica: O lugar da diversidade

Autores

  • Francisco Thiago Silva

Palavras-chave:

Diversidade, Currículo, Política de Controle, Educação Básica

Resumo

As reflexões aqui impressas nascem diante da onda liberal e conservadora que se alastra país afora, liderada por parlamentares que se autoproclamam representantes de grupos sociais que questionam boa parte dos avanços políticos e pedagógicos que os assuntos ligados à diversidade têm nos currículos da educação básica nos últimos anos. Este texto vai na contramão desse movimento e tem por objetivo problematizar e fazer avançar teoricamente o debate a despeito da diversidade nos documentos curriculares, a partir da seguinte questão central: qual o lugar da diversidade nas políticas de currículo para a educação básica? Analisaremos alguns textos de propostas de lei em tramitação que tencionam interferir diretamente na prática pedagógica dos professores e das professoras. São políticas de controle no currículo da educação básica que pretendem determinar um lugar periférico ou mesmo extinguir o debate sobre os atores sociais que compõe essas temáticas.

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Publicado

2017-03-31