Políticas públicas educacionais para a Educação Física no âmbito do Distrito Federal
Palavras-chave:
Políticas Públicas Educacionais, Plano Nacional de Educação, Educação FísicaResumo
Há políticas públicas educacionais quando as decisões do governo incidem sobre o ambiente escolar. Com essa perspectiva tem-se o Plano Nacional de Educação – PNE, que traça diretrizes, metas e objetivos para todos dos os níveis e modalidades de ensino. Visando atender algumas metas do PNE, o Governo do Distrito Federal – GDF promoveu a ampliação da Educação Integral entre 2013 e 2014 na Educação Infantil e intensificou esforços na implementação do Currículo da Educação Básica do Distrito Federal, denominado Currículo em Movimento, que consta em sua proposta a ressignificação da Educação, a transformação da prática social e a inclusão da Educação Física como componente curricular obrigatório que deve ser compreendida como importante manifestação da cultura corporal de movimento. Conclui-se que a Educação Física na Educação Integral é elemento essencial para formação integral da criança, fazendo-se necessárias algumas adequações, reformas e a criação de espaços propícios para efetivação de sua prática. A ampliação do quadro de professores da rede, o investimento maciço em materiais e mobiliários pedagógicos e esportivos, em quantidade e qualidade, para atender o quantitativo de alunos na rede publica de ensino, devem ser objeto de políticas educacionais, com destinação de verbas públicas exclusivamente para esse fim.