Caminhos e lugares do atendimento em altas habilidades/superdotação na América do Sul

Autores

  • Luciany Oliveira Osório Borges SEEDF

Palavras-chave:

Educação Especial, Legislação do Ensino, Altas habilidades/Superdotação, América do Sul

Resumo

O presente artigo apresenta um panorama do atendimento educacional prestado a estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) nos países da América do Sul, em especial no Brasil, onde se encontra o mais amplo programa de atendimento direcionado a este público nesta região, com destaque para o trabalho realizado há 48 anos pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para tanto, foi realizado levantamento em referencial teórico e pesquisa direcionada à análise histórica da legislação do ensino de cada um dos locais pesquisados. Em alguns casos, onde não há bibliografia ou dados acerca da temática nos sites oficiais dos governos, foram solicitadas informações às sedes das embaixadas desses países no Brasil. A pesquisa constatou a escassez e até mesmo, a ausência de mecanismos legais, estudos e relatos de experiências neste campo da educação especial na maior parte dos países analisados. Apesar dos avanços legais na área em alguns países sul-americanos nas últimas décadas, muito ainda precisa ser feito para avançarmos na identificação e atendimento aos indivíduos superdotados.

Biografia do Autor

Luciany Oliveira Osório Borges, SEEDF

Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (2022), especialização em História Cultural - Identidade, Tradições e Fronteiras pela Universidade de Brasília (2009). É licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (2004). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desde 2013. Atua como professora do atendimento educacional especializado na área de Altas Habilidades e Superdotação desde 2017.

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Publicado

2024-11-08