Subcidadania e Educação: Por onde começar o combate à violência na escola?

Autores

  • Carolina Raquel Duarte de Mello Justo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Raquel Oliveira Moreira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

subcidadania, politicas publicas, direitos humanos, democracia, inteseccionalidade, cultura de paz

Resumo

Entrevista com Carolina Raquel Duarte de Mello Justo, professora associada do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP),
na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Organiza a Jornada de Políticas Públicas da UFSCar, e é coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Democracia e Desigualdades, Políticas Públicas e Percepção Pública (NEDEPP), no CNPq, de caráter interinstitucional. Pesquisa as relações entre democracia, desigualdades, diversidades, trabalho, políticas sociais, cidadania e justiça. Pioneira e adepta do enfoque cognitivo e neoinstitucionalista discursivo de análise de políticas públicas, hoje em evidência. Participa de rede de interlocução científica internacional, com vários artigos apresentados em congressos reconhecidos no campo da Ciência Política e das Políticas Públicas. Membro da Rede Brasileira de Renda Básica (RBRB).

Title: Sub-citizenship and Education: Where to start the fight against school violence?

Abstract: Interview with Carolina Raquel Duarte de Mello Justo, associate professor at the Department of Social Sciences (DCSo) and at the Graduate Program in Management of Organizations and Public Systems (PPGGOSP) – Federal University of São Carlos (UFSCar). She also runs the Public Policy Day at UFSCar, and is the coordinator of the Center for Studies on Democracy and Inequalities, Public Policies and Perception Public (NEDEPP), at CNPq, of an inter-institutional nature. Her research covers the relationships between democracy, inequalities, diversities, work, social policies, citizenship and justice. She is a pioneer and adept at the cognitive and neo-institutionalist discursive approach to public policy analysis, which is currently in evidence. She participates in an international scientific dialogue network, with several articles presented at recognized conferences in the field of Political Science and Public Policy. Member of the Brazilian Basic Income Network (RBRB).

Biografia do Autor

Carolina Raquel Duarte de Mello Justo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Carolina Raquel Duarte de Mello Justo
FotoGraduada em Ciências Sociais (2000 Bacharelado, 2001 Licenciatura), Mestre em Ciência Política (2002), Doutora em Ciências Sociais (2007), tudo pelo IFCH/UNICAMP. Doutorado em Economia Social e do Trabalho, interrompido em 2007, pelo IE/UNICAMP. Especialização e pós-doutoramento em Jornalismo Científico no LABJOR/UNICAMP (2008). Servidora pública, professora e pesquisadora, em 2008 na UFGD, e desde 2009 na UFSCar. Vinculada ao Departamento de Ciências Sociais (DCSo) e ao Programa de Pós Graduação em Gestão das Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP), e até 2017 ao Programa de Pós Graduação em Ciência Política (PPGPol) na UFSCar. Mas vamos ao que mais importa divulgar - meus temas e interesses de reflexão, pesquisa e atuação, alvos das minhas paixões científicas e políticas: em termos gerais, teoria política, políticas públicas, políticas sociais, cidadania, opinião pública, gênero, democracia, desigualdades, justiça. E mais especificamente: enfoque cognitivo na análise de políticas públicas, e o papel das ideias, valores e crenças para a compreensão dos significados, sentidos, efeitos e resultados das políticas públicas; interação entre os chamados três "i"s - ideias, interesses e instituições - na análise de políticas públicas; papeis e interações dos distintos atores, mais e menos formalizados, na formulação, implementação e nos efeitos/resultados das políticas públicas - em especial, o papel das baixas burocracias, de linha de frente ou do nível da rua, que operam as políticas lá na ponta -, mas também o papel dos partidos e governos partidários sobre as gestões e efeitos/resultados diferenciados das políticas; papel, compreensão e análise dos discursos e percepções de distintos atores que interferem sobre as políticas públicas; como classe, gênero e raça/etnia atravessam ou são alvo - ou não - das políticas públicas; sistemas de proteção social e políticas sociais no Brasil; relações intergovernamentais, federativas e intersetoriais; discussões teórico-normativas sobre democracia, cidadania e justiça, bem como sobre as intrínsecas relações entre trabalho, políticas sociais e cidadania; políticas públicas e opinião pública; e por último, mas não menos importante, claro, meu principal e mais antigo tema e interesse de pesquisa: os programas de transferência de renda, ou de renda mínima, o Bolsa Família e a Renda Básica. É também especialista e pós-doutoramento em Jornalismo Científico no LABJOR/UNICAMP (2008).

Raquel Oliveira Moreira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Graduada em História (UnB) e Pedagogia (UCB-DF), possui Doutorado e Mestrado em Ciência Política - ênfase em Políticas públicas, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É especialista em Administração de Marketing (ESPM-Rio) e Gerenciamento de Projetos-PMI (FGV-Rio), com qualificação em gestão cultural pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Foi pesquisadora-bolsista na Fundação Casa de Rui (2014-2016) e Docente no Programa de Graduação em Gestão e Produção Cultural (Universidade Federal Fluminense (2014-16) e Universidade Cândido Mendes (2006-8). É professora da Secretaria de Educação do DF, Editora-adjunta da Revista Com Censo e parecerista da Secretaria de Cultura do DF. Realizou formação, gestão e/ou pesquisas avaliativas de programas em instituições como: Universidade Federal Fluminense (2014-2016); SESC Rio (2002-2013); Rio Criativo (2013); Fundação FORD (2009); Fundação Cultural do DF (1996-99); SENAC/DF-MinC (2013); UnB-UAB e FINATEC (2014 e 2017). Com o Doutorado voltado à análise do processo decisório em politicas públicas sobre as prioridades na alocação de recursos e seu alcance nas políticas culturais, realiza pesquisa, gestão e docência nas áreas de educação e cultura com ênfase em planejamento cultural e economia da cultura. Principais temas de interesses: Análise de políticas públicas; cidadania; direitos culturais; planejamento, gestão cultural; Arte-educação; letramento racial e científico. Possui experiência em avaliação de políticas públicas; planejamento estratégico; docência e produção de conteúdos para capacitação; gestão de equipes; plano de mobilização de recursos; articulação de grupos de trabalho. 

Downloads

Publicado

2022-08-31