A Educação Profissional Técnica de nível médio no DF: Uma história que resulta em novos rumos para jovens e adultos na capital federal
Palavras-chave:
Educação Profissional, Plano Distrital de Educação, Cursos Técnicos, Formação Inicial e ContinuadaResumo
A discussão em torno da Educação Profissional no Brasil vem se ampliando, ao mesmo tempo em que estimula mais e melhores investimentos públicos em projetos de ampliação da oferta de Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC). Este artigo apresenta um recorte das experiências desenvolvidas no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), explanando sobre o panorama atual da Educação Profissional na rede pública local, incluindo os aspectos históricos, os caminhos percorridos, a atual situação e as perspectivas futuras. A importância dos dados apresentados se justifica pela necessidade de fomentar a discussão sobre as políticas públicas de oferta e manutenção das escolas de educação profissional e seus reais impactos na qualidade do ensino. Para tanto discute a caracterização das Unidades Escolares (UE) da rede; as formas de ofertas; as modalidades; os níveis; e, finalmente, se debruça em apresentar novas perspectivas para cumprimento da Meta 11 do Plano Distrital de Educação (PDE). Com o histórico e o mapeamento da situação em 2016, coletados por meio de documentos oficiais, da análise dos editais para ingresso de alunos na rede pública de ensino e dos dados divulgados pelo Censo Escolar, espera-se oferecer subsídios que demonstrem a atual situação da Educação Profissional, bem como os novos caminhos em andamento e a serem trilhados.