Instituições de ensino saudáveis: O MoDOS como possibilitador da qualidade de vida no trabalho (QVT) e da saúde integral de pessoas trabalhadoras da educação
Palavras-chave:
Qualidade de vida no trabalho (QVT), Saúde integral, Trabalho docente, EducaçaoResumo
A pandemia do novo coronavírus acarretou em modificações permanentes no tecido social. Ao considerarmos as diretrizes sanitárias impostas, no intuito de controlar o aumento do número de casos, observamos inúmeras mudanças nos mais diversos campos de trabalho. O âmbito educacional, enquanto espaço de interação constante, necessária à formação integral de nossas pessoas alunas, foi um dos mais afetados, exigindo das pessoas trabalhadoras uma completa
e complexa mudança no desenvolvimento de suas funções, trazendo reflexos negativos no que concerne à sua saúde. O presente artigo tem por objetivo analisar de que maneira o conceito de organizações saudáveis contribui na busca pela qualidade de vida no trabalho e pela saúde integral de pessoas docentes e técnico-pedagógicas. Com base na revisão bibliográfica, o estudo debruçou-se sobre o MoDOS - Modelo conceitual para o desenvolvimento de organizações saudáveis
(PARANHOS, 2021), o qual apresenta aspectos necessários na busca pelo desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável, pelo bem-estar e pela integralidade humana nesses trabalho. Por meio da análise de dados, constatou-se que a garantia da saúde integral e a qualidade de vida no trabalho de pessoas trabalhadoras da educação exige uma intensa e aprofundada reestruturação do espaço educacional e percebe-se que o MoDOS pode servir de instrumento para tal direcionamento.
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho. QVT. Saúde integral. Trabalho docente. Educação.
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Abstract: The new coronavirus pandemic resulted in permanent changes in the social fabric. When considering the health guidelines imposed, in order to control the increase in the number of cases, we observe numerous changes in the most diverse fields of work. The educational environment, as a space for constant interaction, necessary for the integral formation of our students, was one of the most affected, demanding from working people a complete and complex change in the development of their functions, bringing negative consequences with regard to their health. This article aims to analyze how the concept of healthy organizations contributes to the search for work-related quality of life (WRQoL) and the integral health of teaching and technical-pedagogical people. Based on the bibliographic review, the study focused on the MoDOS - Conceptual Model for the Development of Healthy Organizations (PARANHOS, 2021), which presents necessary aspects in the search for the development of a healthy work environment, for well-being and for the human
integrality in these work. Through data analysis, it was found that the guarantee of integral health and work-related quality of life (WRQoL) of teaching work requires an intense and in-depth restructuring of the educational space and it is clear that MoDOS can serve as an instrument for such guidance.
Keywords: Work-related quality of life (WRQoL). Integral health. Teaching work. Education.