Violência contra as mulheres e educação no interior do estado da Bahia: interfaces entre a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e as escolas públicas

Autores

  • Sandra Santos de Araújo Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Tatiane dos Santos Moreira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Zuleide Paiva da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Gercilene Meireles Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Violência contra mulher. Educação. Interseccionalidade

Resumo

Este texto apresenta o projeto-intervenção intitulado “Violência contra as mulheres e educação no interior do estado da Bahia: interfaces entre a Rede de Enfrentamento à violência contra as mulheres e as escolas públicas‟. Busca-se compreender as interfaces entre a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e as escolas públicas de Biritinga-BA. A abordagem metodológica é qualitativa, utilizou-se como instrumento para a produção de dados o Ateliê de Pesquisa (MEDEIROS; SILVA 2017), subsidiado pela comunicação com tecidos na perspectiva de Kimsooja (2020). O paradigma epistemológico é decolonial, com referência nos estudos de hooks (2017), Walsh (2017), Quijano (2014). A Análise de Informação foi realizada através do Ciclo da Política de Stephen Ball (1994; 2010). As pessoas da pesquisa são os gestores da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e os coordenadores pedagógicos das escolas públicas de Biritinga-Bahia. A pesquisa será desdobrada em um projeto de intervenção que visa desnaturalizar, através dos ateliês de pesquisa, as mais diversas formas de violência praticadas contra as mulheres.

Palavras-chave: Violência contra mulher. Educação. Interseccionalidade.

Title: Violence against women and education in the interior of the State of Bahia: interfaces between the network to combat violence against women and public schools

Abstract: This text presents the intervention project entitled “violence against women and education in the interior of the state of Bahia: interfaces between the Network for Combating Violence Against Women and Public Schools‟ sought to understand the interfaces between the network for combating violence against women and public schools. women and public schools in Biritinga-BA. The methodological approach is qualitative, the Research Workshop (MEDEIROS; SILVA 2017) was used as an instrument for data production, supported by communication with fabrics from the perspective of Kimsooja (2020). The epistemological paradigm is decolonial with reference to the studies of hooks (2017), (Walsh (2017), Quijano (2014). Information Analysis will be carried out through Stephen Ball’s Policy Cycle (1994; 2010). The people involved in the research are the managers of the Network to Combat Violence against Women and the pedagogical coordinators of public schools in Biritinga-Bahia. forms of violence against women.

Keywords: Violence against women. Education. Intersectionality.

Downloads

Publicado

2022-08-31