Escola Parque Anísio Teixeira e o seu projeto político-pedagógico: Nasce uma utopia na periferia de Brasília
Palavras-chave:
Pensamento educacional, Escola Pública, Escola Parque, Projeto Político-PedagógicoResumo
O artigo tem como objetivo apresentar aspectos da criação da Escola Parque Anísio Teixeira no Distrito Federal e, de forma mais contundente, algumas particularidades de seu projeto político-pedagógico. Trata-se de um estudo exploratório cujos dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A análise e as elaborações subjazem a teoria social e o método do materialismo histórico-dialético. As experiências de implementação das escolas parques são expressões do pensamento educacional escolanovista brasileiro e que tem em Anísio Teixeira seu maior precursor. A escola parque, que recebeu o nome do educador brasileiro, nasceu num contexto histórico completamente adverso àquele que condicionou o plano educacional da capital
federal. Sua instalação na periferia de Brasília, mais especificamente em Ceilândia, é resultado de mobilização comunitária. Doravante, o desafio que se impõe é o de promover uma escola cujo projeto pedagógico inclua o direito ao lazer daquela comunidade em consonância a uma educação crítica.
Palavras-chave: Pensamento educacional. Escola Pública. Escola Parque. Projeto Político-Pedagógico.
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Abstract: The article aims to present aspects of the creation of the Parque Anísio Teixeira School in the Federal District and, more forcefully, some particularities of its political-pedagogical project. This is an exploratory study whose data were obtained through bibliographic and documental research. The analysis and elaborations underlie social theory and the method of historical and dialectical materialism. The experiences of implementing park schools are expressions of Brazilian New School educational thought, which has Anísio Teixeira as its greatest precursor. The park school, named after the Brazilian educator, was born in a historical context that was completely adverse to the one that conditioned the educational plan of the federal capital. Its installation on the outskirts of Brasília, more specifically in Ceilândia, is the result of community mobilization. From now on,
the challenge that is imposed is to promote a school whose pedagogical project includes the right to leisure of that community in line with a critical education.
Keywords: Educational thinking. Public school. Park School. Political-Pedagogical Project.