Memória e imaginário aprendente: da rebeldia à espetacularidade

Autores

  • Lucicleude Mendes da Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Saberes. Memória. Imaginário. Violência nas Escolas.

Resumo

Neste artigo levanto alternativas de superação e reapropriação de algumas lembranças e traumas do passado de forma que o educador possa compreender, decodificar e resignificar melhor alguns comportamentos rebeldes em sala de aula. As projeções emocionais do passado podem transformar-se em manifestações artísticas, convertendo a memória emotiva em atividade criativa. Especialmente na adolescência, o universo onírico parece camuflar-se entre o medo do suposto “ridículo‟ e a infância ainda latente em cada um. Os contos, sonhos, pesadelos e histórias da infância, ainda fazem parte dos impulsos e anseios, embora não se assuma facilmente tal sensibilidade na idade em questão, ou melhor, na idade das questões. O receio para reviver estas experiências impede que um imaginário criativo galgue espaço para uma etapa de experimentar saberes. Todavia, friccionando o imaginário e a memória criativa, a resiliência pode ser vista como uma real alternativa de transformação individual e coletiva.

Palavras-chave: Imaginário. Memória. Saberes. Teatro do Oprimido. Violência nas escolas.

Title: Memory and the imaginary learner: From Rebellion to Spectacularity

Abstract: This article aims to try to clarify alternatives of overcoming and reappropriation of some memories and past traumas. This way the educator can understand, decode and better reframe some rebellious behavior in the classroom. The emotional projections of the past can become artistic manifestation, converting the emotional memory into creative activity. Especially in adolescence, the dream universe seems to camouflage itself between the fear of the supposed “ridiculous‟ and the childhood still latent in each one. The tales, dreams, nightmares and childhood stories, are still part of the impulses and desires, though don’t assume easily such sensitivity at the age in question, or rather, at the age of questions. The fear to relive these experiences prevents a creative imagination to climb room to a step of experiencing knowledge. However, rubbing the imagination and the creative memory, the resilience can be seen as a real alternative to individual and collective transformation.

Keywords: Imagination. Knowledge. Memory. Theater of the Oppressed. Violence in Schools.

Downloads

Publicado

2022-08-31