Vivendo valores na escola: a valorização da vida no contexto escolar

Autores

  • Leonardo Eustáquio Sant Anna da Silva Colégio CIMAN (DF)
  • Daiane Aparecida Araujo de Oliveira Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

valores, escola, combate ao bullying.

Resumo

Este relato de experiência apresenta a prática de um projeto baseado na vivência de valores humanos na escola. O Projeto Vivendo Valores na Escola (Projeto VIVE) é engendrado em todas as etapas da Educação Básica de uma escola privada de Brasília/DF desde o ano de 2005, promovendo boas práticas e reflexões sobre como podemos nos relacionar de uma maneira mais saudável. A ideia é que a valorização dos valores é capaz de combater o bullying e outras formas de violência ressaltando a capacidade dos estudantes de serem melhores quando refletem e agem partindo de princípios humanitários e rodeados de empatia.

Palavras-chave: Valores. Escola. Combate ao bullying.

Title: Living values at school: celebrating life in the school context

Abstract: This experience report presents the practice of a project based on the experience of human values in school. The Living Values at School Project (VIVE Project) is engendered at all stages of Education of a private school in Brasília/DF since 2005, promoting good practices and reflections on How can we relate in a healthier way? The idea is that the valorization of values is capable of Combat bullying and other forms of violence by enhancing students' ability to be better when they reflect and act from humanitarian principles and surrounded by empathy.

Keywords: Values. School. Fighting bullying.

Biografia do Autor

Leonardo Eustáquio Sant Anna da Silva, Colégio CIMAN (DF)

Graduado em Psicologia (2011) pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília (1999). Atualmente é diretor do Colégio CIMAN (unidade Cruzeiro). Especialista e Mestre em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor de Ética e Cidadania e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do UniCEUB, atualmente é membro ad hoc. Psicólogo clínico desde 2011. Tem experiência na área de Psicologia, Educação e Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cidadania, inclusão e desenvolvimento, bioética e voluntariado. É voluntário ativo da ABRACE (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias) desde 2000.

Daiane Aparecida Araujo de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB)

Daiane Aparecida Araújo de Oliveira é pedagoga e mestra em Educação pela Universidade de Brasília – UnB, especialista em Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural – Instituto Saber, professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, integrante do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas – UnB (CNPq)

Downloads

Publicado

2022-08-31