A mediação social de conflitos com crianças da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental: o relato de experiência da Escola Classe 22 do Gama

Autores

  • Ana Cláudia Costa Medeiros Universidad Europeia del Atlantico (UniAtlantico), Espanha
  • Saul Silva dos Santos Júnior Universidad Europeia del Atlantico (UniAtlantico), Espanha

Resumo

Este artigo relata a experiência do desenvolvimento do projeto Mediação de Conflito: do Diálogo a Cidadania na Escola Classe 22 do Gama e seus resultados. O ingresso na escola é um marco na vida das crianças, de suas famílias e pode ser caracterizado como um período de adaptação que gera expectativas, medos, angústias e muitos conflitos. A criança que antes convivia apenas com a rotina, as regras e limites impostos por seu núcleo familiar, adentra no ambiente escolar, com regras e normas de comportamento que lhes são próprios e que necessitam ser seguidas. Destas interações, surgem conflitos que são naturais neste processo e que necessitam ser vistos. O projeto surgiu a partir de uma formação promovida pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) e da análise da realidade escolar a fim de se verificar quais eram os principais conflitos e violências que se manifestavam dentro da Escola Classe 22 e como eram tratados pelos diversos segmentos. O processo de estudo e análise da realidade demonstraram que a falta de uma metodologia comum de resolução de conflitos gerava uma convivência escolar aparentemente pacífica, porém estabelecida pelo medo da punição e não pela transformação do comportamento de forma dialógica e reflexiva, o que ocasionava na reincidência dos comportamentos tidos como inadequados. O projeto começou em uma turma de 4º Ano, foi implementado para toda a escola e atualmente se transformou em “missão‟ no Projeto Político Pedagógico. O trabalho também relata o processo de adaptação da metodologia para crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e os desafios que ainda precisam ser superados.

Palavras-chave: Conflito. Mediação Social. Violência.

Title: The social mediation of conflicts with children from Kindergarten to the 5th year of Elementary School: the experience report of the Escola Classe 22 do Gama

Abstract: This article reports the experience of how the Conflict Mediation project: From Dialogue to Citizenship was developed at Escola Classe 22 do Gama and its practical results. Entering school is a milestone in the lives of children and their families and can be characterized as a period of adaptation that generates expectations, fears, anxieties and many conflicts. The child who used to live only with the routine, the rules and limits imposed by his family, enters the school environment, with rules and norms of behavior that are his own and the ones that need to be followed. From these interactions arise conflicts that are natural in this process and
that need to be seen. The project emerged from a training promoted by EAPE and from the analysis of the school reality in order to verify which were the main conflicts and violences that manifested within the Escola Classe 22 and how they were treated by the different segments. This process demonstrated that the lack of a common methodology for conflict resolution generated an apparently peaceful school coexistence, but established by the fear of punishment and not by the transformation of behavior. The project that initially started in a 4th grade class, after the positive results, was implemented for the entire school and currently has become a “mission‟ in the Pedagogical Political Project. The article also reports the process of adapting the methodology for children from the 1st to the 5th year of Elementary School and the challenges that still need to be overcome.

Keywords: Conflict. Violence. Social Mediation.

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Publicado

2022-08-31