O jovem como sujeito de direitos e a violência nas escolas

Autores

  • Márcio Braz Nascimento Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

juventude, sujeito de direitos, violência, ensino médio

Resumo

Este artigo visa discutir o fenômeno da violência nas escolas públicas do Distrito Federal perante a perspectiva do jovem da Educação Básica ser sujeito de direitos humanos e possuir uma cultura juvenil. Para tanto, se realizou pesquisa bibliográfica sobre a violência social e urbana como processo presente no meio social e, ainda, se verificou a opinião de 68 estudantes do ensino médio, da rede de ensino do DF, por meio de aplicação de pesquisa opinativa do tipo enquete com questões objetivas e uma subjetiva. O referencial teórico acerca dos direitos humanos e do jovem como sujeito de direitos centra-se na teoria crítica dos direitos humanos. Os resultados de pesquisa, a partir da voz das juventudes de Ensino Médio, apresentam inúmeras causas para o desenvolvimento da violência na escola. Os jovens atribuem, desde os problemas de desajuste psicoemocional, falta de identidade com os valores sociais vigentes, violência urbana e social, escolas pouco democráticas, até ausência de oportunidades para o jovem. Conclui-se que o fenômeno da violência na escola tem forte relação com os valores sociais que formam o jovem. Neste contexto, a escola é aparelho do estado de formação social e cidadã, que pouco tem atraído o jovem como espaço de desenvolvimento de autonomias e formação integral. A violência é, portanto, sinal do adoecimento de uma sociedade competitiva, individualista e materialista, na qual o mérito, a força física e o poder econômico se sobrepõem ao diálogo, à empatia e as relações interculturais nas quais se evidenciam os direitos humanos de forma equânime.

Palavras-chave: Ensino Médio. Juventude. Sujeito de direitos. Violência.

Title: Youth as a subject of rights and violence in schools

Abstract: This article aims to discuss the phenomenon of violence in public schools in the Federal District from the perspective of young people in basic education being subjects of human rights and having a youth culture. For that, a bibliographic research was carried out on social and urban violence as a process present in the social environment and, still, the opinion of 68 high school students from the DF teaching network was verified, through the application of opinion research poll type with objective questions and a subjective question. The theoretical framework about human rights and the youth as a subject of rights is centered on the critical theory of human rights. The research results, based on the voice of high school youth, present numerous causes for the development of violence at school. Young people attribute, from problems of psycho-emotional maladjustment, lack of identity with current social values, urban and social violence, undemocratic schools, to the absence of opportunities for young people. It is concluded that the phenomenon of violence at school has a strong relationship with the social values that form the young. In this context, the school is an apparatus of the state of social and citizen formation, which has not attracted young people as a space for the development of autonomies and integral formation. Violence is, therefore, a sign of the illness of a competitive, individualistic and materialist society, in which merit, physical strength and economic power are superimposed on dialogue, empathy and intercultural relations in which human rights are evidenced in a different way equitable.

Keywords: Youth. Subject of rights. Violence. High school.

Downloads

Publicado

2022-08-31