Je speak español: Aquisição/aprendizagem de língua estrangeira por alunos do quinto ano do ensino fundamental em um CIL do Distrito Federal
Palavras-chave:
Aquisição/aprendizagem, Língua estrangeira, Ensino fundamental, Distrito FederalResumo
Neste artigo, oriundo de uma pesquisa qualitativa, buscamos relatar o processo de aquisição/aprendizagem de língua estrangeira por alunos do Ensino Fundamental – séries iniciais – em um Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal (DF). Apresentamos os princípios teóricos, balizadores desse estudo, em torno do conceito de realismo crítico, da análise crítica do discurso e dos processos sócio-históricos, dialógicos de Bakhtin e seu Círculo, visando ao enriquecimento cultural do aluno, apresentando-lhe particularidades da comunicação inerente a este processo em de Línguas Estrangeiras. Por meio desse trabalho, é possível ponderar sobre alguns de muitos aspectos que envolvem o desenvolvimento do processo de aquisição/aprendizagem de língua estrangeira dos alunos não se limita às ideias de tarefas, mas se perpetua como caminho para novas reflexões sobre a própria língua e linguagem mediadas por práticas sociais no ambiente pesquisado.