Políticas públicas de educação voltadas às diversidades sexuais – o estado da arte no campo da pesquisa

Autores

  • William Roslindo Paranhos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Políticas públicas, Diversidade sexual, Educação

Resumo

Políticas públicas garantem - ou deveriam garantir - a resolução de inúmeros problemas sociais. Ao considerarmos o contexto da educação, além dos processos formativos e de diretrizes curriculares, a questão da violência tem se tornado central, em especial aquela relacionada às fobias sexuais, também conhecidas como LGBTfobias. Deste modo, a presente pesquisa busca, por meio de uma revisão sistemática de literatura, identificar o estado da arte da pesquisa relacionada às políticas públicas de educação voltadas à diversidade sexual. De abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, após a análise verificou-se que o campo da investigação científica pouco tem se preocupado com a temática, haja vista um baixo número de publicações relacionadas. No entanto, ao considerarmos os dados analisados, devemos salientar perspectivas que apontam na estruturação de políticas públicas por meio de vieses cisheteronormativos, os quais não consideram a vivência e as experiências de LGBTIAP+ e queer caracterizando um não reconhecimento às diferenças, além de uma escassez no que tange a formações continuadas que permitam um maior contato das pessoas docentes com as orientações públicas, bem como de um aprofundamento pessoal e subjetivo em relação às diferenças sexuais.

Palavras-chave: Políticas públicas. Diversidade sexual. Educação.

Title: Public education policies aimed at sexual diversities – the state of the art in the field of research

Abstract: Public policies guarantee - or should guarantee - the resolution of countless social problems. When considering the context of education, in addition to training processes and curricular guidelines, the issue of violence has become central, especially that related to sexual phobias, also known as LGBTphobia. Thus, the present research seeks, through a systematic literature review, to identify the state of the art of research related to public education policies aimed at sexual diversity. With a qualitative, descriptive and exploratory approach, after the analysis it was found that the field of scientific research has been little concerned with the subject, given the low number of related publications. However, when considering the analyzed data, we must emphasize perspectives that point to the structuring of public policies through cisheteronormative biases, which do not consider the experience and experiences of LGBTIAP+ and queer, characterizing a non-recognition of differences, in addition to a scarcity in the that involve continuing education that allows greater contact between teachers and public guidelines as well as a personal and subjective deepening in relation to sexual differences.

Keywords: Public polices. Sexual diversity. Education.

Biografia do Autor

William Roslindo Paranhos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (aprovado com Louvor) pelo PPGEGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com dissertação premiada no KMBrasil 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Atualmente é pessoa pesquisadora do Grupo Afrodite - Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades (UFSC/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (Comovi - UFSC/CNPq). Especialista em Estudos de Gênero e Diversidade na Escola, também pela UFSC. Cursa o Professional Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching, e possui formação em Análise Comportamental pela mesma instituição. Pessoa professora convidada da disciplina de Tópicos Especiais: Diversidades nas Organizações e suas Práticas de Gestão, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Pessoa professora conteudista da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), do Centro Universitário FMU e da Laureate International Universities, onde também atua como pessoa parecerista e produtora de planos de ensino para pós-graduação. Docente da Unisociesc, atuando como pessoa professora/mentora das disciplinas de Projeto Interdisciplinar e LAI - Laboratório de Aprendizagem Integrada (desenvolvimento de habilidades socioemocionais - Soft Skills). Especialista de Ensino do SENAI/SC. Pessoa consultora, palestrante e (desin)formadora para organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Atuou em municípios catarinenses com formação continuada para mais de 1000 docentes da rede pública na área de diversidade e sexualidades na escola (ensino infantil ao médio). Possui experiência nas áreas de: integralidade humana, interseccionalidade, pedagogia crítica e transformadora, tecnologias contemporâneas de poder, diversidades na escola, sexualidades na educação, formação docente, diversidades nas organizações, educação continuada em diversidade, organizações saudáveis, diversidade sexual. É pessoa autora de capítulos de livros e artigos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais.

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Publicado

2022-08-31