Educação para a cultura de paz

Autores

  • Miriam Lúcia Herrera Masotti Dusi Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

cultura de paz, educação, escola, desenvolvimento humano, convivência pacífica

Resumo

A construção da Cultura de Paz apresenta-se como processo dinâmico que perpassa a história da Humanidade. A necessidade de sua efetivação é manifestada em âmbito coletivo e individual, sendo assegurada institucionalmente por meio de documentos normativos e declarações nacionais e internacionais. A educação e a instituição escolar assumem, nesse contexto, essencial função junto à formação de cidadãos pacíficos e agentes de transformação social, contribuindo para o processo de construção da paz em sua abrangência social e individual. O presente artigo propõe-se a apresentar a Educação para a Cultura de Paz de modo amplo, destacando conceituações e contextualizações que favoreçam seu desenvolvimento no ambiente escolar, contemplando a Educação sobre a Paz, a partir de conteúdos coadunados aos seus objetivos, e a Educação em Paz, que abrange a construção de espaços pacíficos de desenvolvimento e aprendizagem. No âmbito da formação continuada dos profissionais da educação, a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais de Educação – EAPE, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, vem ampliando, gradualmente, ações formativas sobre Cultura de Paz e oportunizando caminhos de aproximação com a temática e com os elementos que a constituem. Identifica-se que a Educação para a Cultura de Paz não é apenas possível, mas necessária, com medidas não apenas interventivas aos desafios evidenciados, mas especialmente preventivas e promotoras de ações coadunadas à convivência pacífica e à promoção da cidadania.

Palavras-chave: Cultura de Paz. Educação. Escola. Desenvolvimento humano.

Title: Education for the Culture of Peace

Abstract: The construction of the Culture of Peace presents itself as a dynamic process that permeates the history of Humanity. The need for its implementation is manifested collectively and individually, being institutionally ensured through normative documents and national and international declarations. In this context, education and the school institution assume an essential role in the formation of peaceful citizens and agents of social transformation, contributing to the process of building peace in its social and individual scope. This article proposes to present Education for the Culture of Peace in a broad way, highlighting concepts and contextualizations that favor its development in the school environment, contemplating Education on Peace, from contents consistent with its objectives, and Education in Peace, which encompasses the construction of peaceful spaces for development and learning. In the context of continuing education for education professionals, the Undersecretariat for Continuing Education for Education Professionals – EAPE, of the Federal District Department of Education, has been gradually expanding training actions on the Culture of Peace and providing opportunities for approximation with the theme and the elements that constitute it. It is identified that Education for the Culture of Peace is not only possible, but necessary, with measures that are not only interventional to the challenges highlighted, but especially preventive measures and promoters of actions in line with peaceful coexistence and the promotion of citizenship.

Keywords: Culture of Peace. Education. School. Human development.

Biografia do Autor

Miriam Lúcia Herrera Masotti Dusi, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Psicóloga, Mestre em Psicologia, Especialista em Gestalt-Terapia, Especialista em Psicopedagogia, Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Formadora da Subsecretaria de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação - EAPE, pesquisadora e estudiosa de temáticas relacionadas à Cultura de Paz e desenvolvimento humano.

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Publicado

2022-08-31