Educação para a paz como proposta de repúdio a todo tipo de violência: contribuições da Secretaria de Educação do Distrito Federal

Autores

  • Denylson Douglas de Lima Cardoso Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Valdivina Alves Ferreira Universidade Católica de Brasília (UCB)

Palavras-chave:

Educação, Cultura de Paz, Violência

Resumo

O presente artigo analisa a implementação de ações de combate a violência nas escolas do Distrito Federal. A abordagem compreende a necessidade de uma Educação para a Paz, vinculada a práticas de conscientização, aplicação e continuidade de atividades que dialoguem com a diversidade, os temas transversais contemporâneos e principalmente a conscientização da comunidade escolar de seu papel na construção da paz por meio de uma Educação para a Paz. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental, pois desenvolve um estudo sobre o Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e dos materiais utilizados pela instituição de ações que promovam e ampliem o debate sobre a Cultura de Paz nas escolas públicas do Distrito Federal. O estudo procura responder a seguinte pergunta: Quais são as ações de enfrentamento a violência, desenvolvidas pela Secretaria e como dialogam com a Educação do Distrito Federal para a Paz? Para solucionar a questão, foram utilizados os aportes teóricos de Muller (2006), Abramovay (2001, 2003), Galtung (2005) e outros que auxiliarão na compreensão e discussão das análises.

Palavras-chave: Educação. Cultura de Paz. Violência.

Title: Education for peace as a proposal to repudiate all types of violence: contributions from the Distrito Federal Education Department

Abstract: This article analyzes the implementation of actions to combat violence in schools in the Distrito Federal. The approach understands the need for an Education for Peace, linked to practices of awareness, application and continuity of activities that dialogue with diversity, contemporary transversal themes and especially the awareness of the school community of its role in building peace through an Education for Peace. This is a qualitative research of a bibliographic and documentary character, as it develops a study on the Curriculum in Motion of the Department of Education and the materials used by the institution of actions that promote and expand the debate on the Culture of Peace in public schools in the Distrito Federal. The study seeks to answer the following question: What are the actions to combat violence developed by the Department of Education and how do they dialogue with the Education of the Distrito Federal for Peace? To resolve the issue, the theoretical contributions of Muller (2006), Abramovay (2001, 2003), Galtung (2005) and others were used, which will help to understand and discuss the analyses.

Keywords: Education. Culture of Peace. Violence.

Biografia do Autor

Valdivina Alves Ferreira, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB/DF. Doutora em Educação (PUC GO) e Mestre em Educação pela UFMS

Downloads

Publicado

2022-08-31