Práticas pedagógicas decoloniais e o combate à violência escolar

Autores

  • José Euclides Chacon Neto Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Interculturalidade, Cultura de paz, Combate à violência

Resumo

O objetivo do artigo é discutir a relevância das práticas da pedagogia decolonial para o combate à violência escolar. O artigo foi realizado a partir da revisão de literatura com abordagem qualitativa, em que são apresentadas as ideias de autores como: Cuche (1999), Walsh (2013), Oliveira e Candau (2012), entre outros. Os resultados apontaram que a pedagogia decolonial é capaz de atuar pela percepção da origem da violência escolar, construindo um ambiente de diálogo e interculturalidade, o que contribui para que seja estabelecida uma cultura de paz. Compreende-se, assim, que apesar de serem benéficas as iniciativas da SEEDF para o combate da violência escolar, a atuação pelos princípios da decolonialidade é capaz de atingir aspectos mais profundos referentes aos fatores que desencadeiam a indisciplina e a violência escolar.

Palavras-chave: Combate à violência. Cultura de paz. Interculturalidade.

Title: Decolonial pedagogical practices and the fight against school violence

Abstract: The objective of the article is to discuss the relevance of decolonial pedagogy practices to combat school violence. The article was carried out from a literature review with a qualitative approach, in which the ideas of authors such as: Cuche (1999), Walsh (2013), Oliveira and Candau (2012), among others are presented. The results showed that the decolonial pedagogy is capable of acting through the perception of the origin of school violence, building an environment of dialogue and interculturality, which contributes to the establishment of a culture of peace. It is understood, therefore, that although the SEEFD initiatives to combat school violence are beneficial, only acting on the principles of decoloniality is capable of reaching deeper aspects regarding the factors that trigger indiscipline and school violence.

Keywords: Combat violence. Culture of peace. Interculturality

Biografia do Autor

José Euclides Chacon Neto, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Possui Licenciatura em Química - UCB (2005), Bacharelado em Química - UnB (1990), Licenciatura em Pedagogia - IESA (2014), Especialização em Deficiência Múltipla e a surdocegueira - CENED (2014), Instrutor de Xadrez Pedagógico - CBX (2016), árbitro de Xadrez - CBX (2016) Atualmente é professor de Química (Colégio Galois-DF) e professor de Química da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de ensino de Química e Gestão escolar.

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Publicado

2022-08-31