Emergências escolares: qualificar e avançar no debate acerca das violências incorporadas a partir das realidades nas instituições escolares

Autores

  • Alice Maria Corrêa Medina Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Escola, Violência, Realidade, Incorporação

Resumo

O livro Violência nas escolas foi publicado em 2002 e, embora lançado há vinte anos, pode ser considerado como atual. É possível que, justamente por apresentar uma existência chancelada pelo tempo, possa ser apontado como uma obra que poderá contribuir para fomentar reflexões e discussões substanciais, em relação a situação recorrente e premente de violência nas escolas. A obra aborda as questões relacionadas ao enfrentamento da violência escolar, real ou simbólica, observada em muitas escolas brasileiras. O livro possui 400 páginas divididas em seis capítulos e busca uma compreensão sobre o fenômeno da violência escolar, baseada em estudos e pesquisas, a fim de fomentar proposições que contribuam para as relações humanas, baseadas na cultura da paz. O estudo apresenta sugestões para a mediação e superação de conflitos escolares. Ao final há uma apropriação da metodologia, utilizada pelas autoras do livro, baseada no exercício de proposição de reflexões, apresentando considerações sobre o processo de incorporação, como possibilidade para ampliação e qualificação do debate, visando uma apropriação discursiva e ativa, para a implementação de atividades e dinâmicas relacionais nas instituições escolares.

Palavras-chave: Escola. Violência. Realidade. Incorporação.

Title: School emergencies: qualifying and advancing the debate about violence incorporated from the realities in school settings

The book Violência nas Escolas was published in 2002 and, although it was released twenty years ago, it can be considered current. It is possible that precisely because it presents an existence sealed by time, it can be pointed out as a work that can contribute to promoting substantial reflections and discussions, in relation to the recurring and pressing situation of violence in schools. The work addresses issues related to the confrontation of school violence, real or symbolic, observed in many Brazilian schools. The book has 400 pages divided into 6 chapters and seeks an understanding of the phenomenon of school violence, based on studies and research, in order to foster propositions that contribute to human relationships, based on the culture of peace. The study also presents suggestions for mediation and overcoming school conflicts. At the end, there is an appropriation of the methodology, used by the authors of the book, based on the exercise of proposing reflections, presenting considerations about the incorporation process, as a possibility for expanding and qualifying the debate, aiming at a discursive and active appropriation, for the implementation of activities and relational dynamics in school institutions.

Keywords: School. Violence. Reality. Incorporation.

Downloads

Publicado

2022-08-31