O Programa Escola da Terra como processo de construção identitária de profissionais da Educação do Campo

Autores

  • Edinéia Alves Cruz Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Resumo

O que se pretende com este texto autoetnográfico é relatar a experiência de formação continuada no âmbito da segunda edição do Programa Escola da Terra no Distrito Federal, desenvolvida pela Universidade de Brasília - UnB, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF e o Ministério da Educação – MEC. O percurso formativo foi ofertado para ser, ou melhor dizendo, desenvolvido com profissionais da Carreira Magistério da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. As concepções de ser humano e de formação que permearam a implementação do Escola da Terra viabilizaram processos de construção de identidades profissionais impregnadas de histórias de vida, alinhavadas com as identidades camponesas das escolas e comunidades de atuação. Isso oi possível por meio da observação e reflexão acerca conhecimento construído em coletividade. Tal construção foi permeada pelo refinamento dos olhares para os aspectos sociais, políticos, econômicos, éticos, estéticos, culturais, ambientais e humanos e, também, para os princípios que fundamentam a função social da Escola Pública do Campo.

Palavras-chave: Programa Escola da Terra. Educação do Campo. Processos. Construção. Identidade.

Title: The Rural School Program as a process of identity construction for professionals of rural education in the Federal District

Abstract: The aim of this autoethnographic text is to report the experience of continuing education within the scope of the second edition of the Escola da Terra no Distrito Federal, developed by the University of Brasília - UnB, in partnership with the Secretary of State of Education of the Federal District - SEEDF and the Ministry of Education - MEC. The training course was offered to be, or rather, developed with professionals of the Teaching Career of the Public Education Network of the Federal District. The concepts of being human resources and training that permeated the implementation of Escola da Terra made possible processes of construction of professional identities impregnated with life stories, aligned with the peasant identities of the schools and communities in which they operate. That has been possible through observation and reflection on collectively constructed knowledge. Such construction was permeated by the refinement of the looks for the social aspects, political, economic, ethical, aesthetic, cultural, environmental and human, and also for the principles that underlie the social function of public rural schools.

Keywords: Rural School Program. Rural education. Process. Construction. Identity. Collectivity.

Downloads

Publicado

2022-08-31