Motivações para uma formação continuada: olhares de docentes das salas multisseriadas das escolas do campo
Palavras-chave:
Educação do Campo, Formação continuada, Salas multisseriadas, ProfessoresResumo
Este artigo resulta de pesquisa realizada com professores das salas multisseriadas de escolas do campo em dois municípios do oeste da Bahia. O objetivo foi abordar sobre quais motivações levariam os professores a participar de uma formação continuada visando contribuir a implantação de políticas públicas no município investigado e demais regiões do país. A metodologia da pesquisa deu-se por meio da aplicação de um questionário eletrônico e as respectivas análises ocorreram por abordagem quantitativa utilizando técnicas estatísticas de médias, correlações, análise de variância
(ANOVA) e teste t de Student. Os resultados demonstraram que os professores têm maior estímulo para aumentar/melhorar oportunidades profissionais. Pelas ANOVAs, foram encontradas diferenças significativas nas motivações entre as categorias dos grupos analisados como os participantes na faixa etária entre 40 e 49 anos têm maiores motivações em partilhar idéias e experiências com colegas, enquanto os mais novos (20 a 29 anos) têm estímulos para aumentar/melhorar oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional que propiciam um melhor desenvolvimento nas práticas docentes.
Palavras-chave: Educação do campo. Formação continuada. Salas multisseriadas. Professores.
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Abstract: This article is the result of a research carried out with teachers from the multigrade classrooms of country schools in two municipalities in western Bahia. The objective was to address what motivations would lead teachers to participate in continuing education in order to contribute to the implementation of public policies in the investigated municipality and other regions of the country. The research methodology was carried out through the application of an electronic questionnaire and the respective analyzes were carried out by a quantitative approach using statistical techniques of means, correlations, analysis of variance ( ANOVA ) and Student’s t test . The results showed that teachers are more motivated to increase/improve professional opportunities. By the ANOVAs, significant differences in motivations were found between the categories of the groups analyzed as participants in the age group between 40 and 49 years old have greater motivations to share ideas and experiences with colleagues, while the younger ones (20 to 29 years
old) have stimuli to increase/improve opportunities for professional development and growth that provide better development in teaching practices.
Keywords: Rural education. Continuing training. Multigrade classrooms. Teachers.