Programa AFROUNEB: Um “movimento negro educador‟ na Bahia

Autores

  • Luiz Gustavo Santos da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

Este artigo compõe um dos capítulos da tese de doutorado intitulada “O que a gente não registra, o vento leva: diálogos com intelectuais negros(as) da Bahia‟, defendida no ano de 2022 no Programa de Pós- -Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). A pesquisa contou como financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O texto contém reflexões a partir de uma experiência no programa de formação de professores(as) AfroUneb, apresentando a sua proposta e os seus desdobramentos que culminaram em texto de mestrado. Na dissertação, afirmou-se a importância do método da história oral utilizado nas entrevistas com os (as) participantes da formação, um conjunto de narrativas que permitiu a socialização de suas experiências, tornando-as comunicáveis e desencadeando importantes movimentos de abertura, (re)construção e ressignificação de memórias. Nesse artigo, entende-se o Programa AfroUneb, instituído no ano de 2005, como um “Movimento Negro Educador‟, ator fundamental e
agente promotor da implementação da Lei 10.639/03 no estado da Bahia.

Palavras-chave: Lei 10.639/03. Formação de professores(as). Movimento Negro Educador.

Title: AFROUNEB Program: A “black educational movement‟ in Bahia

Abstract: This article composes one of the chapters of the doctoral thesis entitled “What is not registered the wind takes away‟: dialogues with black intellectuals from Bahia‟. defended in 2022 at the Graduate Program in Education at the University of State of Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). The research was funded by the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). The text contains reflections from an experience in the AfroUneb teacher training program, presenting its proposal and its consequences that culminated in a master’s research. In the dissertation, the importance of the oral history method used in the interviews with the participants of the training was affirmed, a set of narratives that allowed the socialization of their experiences, making them communicable, triggering important opening movements, construction and resignification of memories. In this article, the AfroUneb Program, established in 2005, is understood as a “Black Educator Movement‟, a fundamental actor and agent promoting the implementation of Law 10.639/03 in the state of Bahia.

Keywords: Law 10.639/03. Teacher training. Black Educator Movement.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Santos da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduc (UNEB). Atualmente é doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd (UERJ), Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. É pesquisador do Grupo FIRMINA - PÓS-COLONIALIDADE: Educação, História, Cultura e Ações Afirmativas (UNEB), na Linha de Pesquisa Pensamentos e Intelectuais negras(os): diálogos e combates contemporâneos e do Grupo de Pesquisa Culturas e identidades no cotidiano (ProPEd - UERJ). Compõe o Conselho Fiscal da APNB (Associação de Pesquisadorxs Negrxs da Bahia), atuando como pesquisador associado.

 

Downloads

Publicado

2022-08-31