Práticas educativas em uma escola do campo: ensino remoto com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas., Ensino Remoto. Protagonismo., Gincana Virtual.Resumo
O relato de experiência tem por escopo apresentar as práticas pedagógicas bem-sucedidas realizadas em tempo de pandemia em uma turma de 5º ano de uma escola pública do campo no município de Santo Antônio do Descoberto – GO. A partir da proposição de uma gincana remota, buscou-se descrever as práticas educativas utilizadas,com o objetivo de promover a aprendizagem de forma interdisciplinar, despertando o clima das festas tradicionais juninas de forma remota. A adaptação das atividades para o ensino remoto foi importante para atender à necessidade no período de isolamento social. Desse modo, a participação da família foi imprescindível nesse processo. Dentre as atividades desenvolvidas, destacaram-se: pesquisas, danças, brincadeiras,
fabricação de brinquedos, aplicação de receitas, uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Os desafios tiveram relevância com as habilidades determinadas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC/2018). Convém afirmar que a gincana remota proporcionou aos estudantes competências como autonomia, responsabilidade e protagonismo em suas aprendizagens.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Ensino Remoto. Protagonismo. Gincana remota.
—
Abstract: The experience report aims to present the successful pedagogical practices carried out in a pandemic time in a 5th grade class of a public school in the countryside in the municipality of Santo Antônio do Descoberto - GO. From the proposition of a remote gymkhana, we sought to describe the educational practices used, with the objective of promoting learning in an interdisciplinary way, awakening the atmosphere of the traditional June parties remotely. The adaptation of activities for remote teaching was important to meet the need in the period of social isolation. Thus, the participation of the family was essential in this process. Among the activities carried out, the following stand out: research, dances, games, toy manufacturing, application of recipes, use of
Digital Information and Communication Technologies (TDICs). The challenges were relevant with the skills determined by the National Common Curricular Base (BNCC/2018). It should be stated that the remote gymkhana provided students with skills such as autonomy, responsibility and protagonism in their learning.
Keywords: Pedagogical practices. Remote Learning. Protagonism. Remote gymkhana.