Narrativas e memória de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Camila Henrique Santos Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (RN)
  • Solange Alves de Oliveira-Mendes Universidade de Brasília (UnB)
  • Suelen Fernandes Silva Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Memória. Alfabetização.

Resumo

Esta pesquisa analisou as narrativas e a memória de alfabetização de estudantes do 1º Segmento da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola pública do Distrito Federal, a fim de identificar os motivos de abandono e retorno à escola, assim como compreender o papel da leitura e da escrita na emancipação social desses sujeitos. O referencial teórico contou com: Soares (2017; 2004), Morais (2012), Vieira (2006), Albuquerque, Morais e Ferreira (2010) e outros. A produção de dados foi realizada no primeiro semestre de 2019, por meio de um grupo focal, com a participação de cinco estudantes, todos em fase inicial de alfabetização. É uma pesquisa qualitativa, tendo como tratamento de dados a análise de conteúdo temática, Franco (2005), a partir de inferências das narrativas. Os resultados mostraram que o motivo de não estudarem na infância ocorreu em função do trabalho infantil e da desvalorização da escola pela família. A busca pela participação autônoma em uma sociedade letrada foi o principal motivo de retorno à escola.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Memória. Alfabetização.

Title: Narratives and literacy memory in Youth and Adult Education

Abstract: This research analyzed the narratives and literacy memory of students from the 1st Youth and Adult Education Segment, in a public school of the Federal District, the goal is to identify the reasons of abandonment and return to school, as well as to understand the role of reading and writing in the social emancipation of these individuals. The theoretical framework was based of: Soares (2017; 2004), Morais (2012), Vieira (2006), Albuquerque, Morais e Ferreira (2010) and others. The production of data was carried out in the first half of 2019 through a focus group, with the participation of five students, all in an initial stage of literacy. It is a qualitative research, having as data treatment the analysis of thematic content, Franco (2005), based on inferences and of the narratives. The results show that the reason for not studying in childhood is child labor and the devaluation of the school by the family; and the pursuit of autonomous participation in a literate society is the main reason for returning to school.

Keywords: Youth and Adult Education. Memory. Literacy.

Biografia do Autor

Solange Alves de Oliveira-Mendes, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Pedagoga.

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – FE/UnB.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2022-08-31