O uso das TIC e a inclusão escolar da criança com deficiência física, egressa da Educação Precoce, na Educação Infantil do sistema Público de ensino do Distrito Federal

Autores

  • Elizabete Maria de Souza Silva Universidade de Brasília
  • Amaralina Miranda de Souza Universidade de Brasília

Palavras-chave:

TIC, Inclusão escolar, Deficiência física, Educação Infantil, Aulas remotas

Resumo

Partimos do entendimento de que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm proporcionado maneiras variadas de interação, de comunicação e participação das pessoas com deficiência física em diversos contextos, levando-as a superar barreiras impostas pelo meio e pelas suas necessidades específicas. Este estudo teve como objetivo geral compreender o uso das
TIC, como recurso de apoio para a inclusão escolar da criança com deficiência física, egresso da Educação Precoce, na Educação Infantil do Sistema Público de Ensino do Distrito Federal em tempos de pandemia. Nessa perspectiva, as TIC têm-se mostrado como ferramentas importantes, muitas vezes imprescindíveis para a acessibilidade deste estudante no espaço de interação social e construção de aprendizagens nos diferentes contextos. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada através de estudo de caso com análise documental, entrevista semiestruturada, roda de conversa e observação participante. O percurso metodológico foi sustentado nos pressupostos teóricos de Creswell (2010) e Yin (2015, 2016). Os dados obtidos foram realizados na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016) com adaptação de Franco (2018). Os resultados demonstraram que os usos das TIC de forma intencional em aulas remotas potencializaram o processo de ensino e aprendizagem, tendo como desafio a inclusão escolar do estudante com
deficiência física na Educação Infantil. Almeja-se que este estudo possa trazer contribuições aos profissionais que atuam na Educação Infantil para consideração das possibilidades do uso da TIC no processo de aprendizagem e inclusão escolar das crianças egressas do programa de Educação Precoce do Distrito Federal.


Palavras-chave: TIC. Inclusão escolar. Deficiência física. Educação Infantil. Aulas remotas.



Abstract: We start from the understanding that the use of Information and Communication Technologies (ICT) has provided varied ways of interaction, communication and participation of people with physical disabilities in various contexts, leading them to overcome barriers imposed by the environment and their specific needs. This study had the general objective of understanding the use of ICT as a support resource for school inclusion of children with physical disabilities, egresses from Early Education, in Early Childhood Education in the Public Education System of the Federal District in times of pandemic crisis. In this perspective, the ICT have been shown as important tools, often essential for the accessibility of this student in the space of social interaction and construction of learning in different contexts. This qualitative research was carried out through a case study with document analysis, semi-structured interviews, a conversation circle and participant observation. The methodological path was supported by the theoretical assumptions of Creswell (2010) and Yin (2015, 2016). The data obtained were carried out from the perspective of content analysis by Bardin
(2016) with adaptation by Franco (2018), since this analysis highlighted the steps and procedures that were used. The results showed that the intentional use of ICT in remote classes potentiated the teaching-learning process, having as a challenge the school inclusion of the student with physical disabilities in Early Childhood Education. It is hoped that this study can bring contributions to professionals who work in Early Childhood Education to consider the possibilities of using ICT in the learning process and school inclusion of children from the Early Education program of the Federal District.


Keywords: ICT. School inclusion. Disability. Early Childhood Education. Remote classes.

 

Downloads

Publicado

2023-03-31