Educação Patrimonial para a valorização da cultura local: o curta-metragem "Rap, o canto da Ceilândia" como via de reflexão

Autores

  • Ingreth da Silva-Adriano Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Patrimônios culturais, Audiovisual, Ceilândia, Metodologias de ensino

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados decorrentes de uma prática pedagógica em educação patrimonial realizada com 40 estudantes do 2º ano do Centro de Ensino Médio 10 de Ceilândia–DF. A perspectiva da educação patrimonial dialoga com os conceitos de identidade, patrimônios culturais e território. A realização dessa prática envolve a aplicação de questionário diagnóstico, análise do filme “Rap o canto da Ceilândia‟ de Adirley Queirós - para sensibilização sobre a história da cidade e a produção artística textual - para avaliação dos resultados via análise de cunho qualitativo. Essa prática pedagógica oferece uma dimensão patrimonial partindo de referências locais que ampliam as possibilidades de ensino aprendizagem sobre os espaços simbólicos do Distrito Federal. Os resultados obtidos baseiam-se na aplicação de instrumentos de recolhida de dados e análises que possibilitem explorar quais são os impactos da prática pedagógica desenvolvida. Por meio desses resultados é possível mensurar as potencialidades e fragilidades que são de domínio afetivo dos estudantes em relação aos patrimônios culturais da região administrativa de Ceilândia-DF.

Palavras-chave: Educação Patrimonial. Ceilândia-DF. Patrimônios Culturais. Audiovisual.

Title: Heritage Education for the appreciation of local culture: the short film “Rap O Canto da Ceilândia‟ as a way of reflection

Abstract: This study aims to analyze the results of a pedagogical practice in heritage education carried out with 40 students from the 2nd year of High School 10 in Ceilândia–DF. The perspective of heritage education dialogues with the concepts of identity, cultural heritage and territory. The realization of this practice involves the application of a diagnostic questionnaire, analysis of the film “Rap o canto da Ceilândia‟ by Adirley Queirós - to raise awareness about the city’s history and textual artistic production - to evaluate the results via qualitative analysis. This pedagogical practice offers a heritage dimension based on local references that expand the possibilities of teaching and learning about the symbolic spaces of the Federal District. The results obtained are based on the application of data collection instruments and analyzes that make it possible to explore the impacts of the pedagogical practice developed. Through these results, it is possible to measure the strengths and weaknesses that are in the affective domain of students in relation to the cultural heritage of the administrative region of Ceilândia-DF.

Keywords: Heritage Education. Ceilândia-DF. Cultural Heritage. Audio-visual cycle.

Biografia do Autor

Ingreth da Silva-Adriano, Universidade de Brasília (UnB)

Mestranda em Cultura e Saberes - PPG CEN UnB (2020); Atriz, professora de Artes da secretaria de Educação do DF; Graduada em Educação Artística - habilitação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (2017) com Aperfeiçoamento em Educação, pobreza e desigualdade social (UnB-2018). Pós graduanda em Docência com ênfase em Educação inclusiva pelo IFMG (2020); Contribuiu com o Projeto MEDIATO que promove encontros entre o público e a Arte, criando uma experiência artística-educativa por meio da sensibilização (2019); Pesquisadora pelo Projeto Atelier do Brincar e a criança Protagonista (UnB - 2018); Docente pelo Cursos Livres de Teatro CEN-UNB PIBEX (2016-2018); Integrante do Projeto Teatro Experimental do Oprimido, em que trabalhou-se a vivência artística com adolescentes em situação de privação de liberdade (2017);

Downloads

Publicado

2022-08-30