Modelo de sequência didática que tem por base a Teoria da Aprendizagem Significativa

Autores

  • Palma Carla Carneiro de Castro Instituto Federal de Brasília (IFB)
  • Anderson Luiz Batista Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
  • Veruska Ribeiro Machado Instituto Federal de Brasília (IFB)

Palavras-chave:

Sequência Didática, Formação continuada de professores, Aprendizagem significativa, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral discutir o conceito de aprendizagem significativa e propor, com base nessa discussão, uma sequência didática para formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo onde coletamos as percepções de um grupo de professores que avaliaram essa sequência didática. O referencial teórico compõe-se de autores de destaque como Freire e Moreira. Diante do contexto de pandemia, propomos um hibridismo com aulas assíncronas e aulas síncronas a distância. Concluímos que a apresentação da sequência didática foi bem-aceita pelos professores, recebendo elogios e considerações positivas da parte deles.

Palavras-chave: Sequência Didática. Formação continuada de professores. Aprendizagem significativa. Educação Profissional e Tecnológica. 

Title: Didactic Sequence model based on the theory of meaningful learning

Abstract: This article has the general objective of discussing the concept of meaningful learning and proposing, based on this discussion, a didactic sequence for the training of teachers of professional and Technological Education. For this, we conducted bibliographic research and field research where we collected the perceptions of a group of teachers who evaluated this didactic sequence. In view of the pandemic context, we propose a hybrid approach with asynchronous classes and synchronous distance classes. We concluded that th presentation of the didactic sequence was well accepted by the teachers, receiving praise and positive considerations from them.

Keywords: Didactic Sequence. Continuing teacher education. Meaningful learning. Professional and Technological Education.

Downloads

Publicado

2022-08-31