Atuação institucional do psicólogo escolar na pandemia de COVID-19: uma ação integrada em uma escola de Samambaia-DF
Palavras-chave:
Psicologia Escolar, atuação institucional, Covid-19Resumo
Este relato de prática profissional aborda a atuação institucional de uma psicóloga escolar integrante da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) durante o período de atividades pedagógicas não presenciais, em decorrência da pandemia de covid-19. O objetivo do mesmo é enfatizar a importância de ações institucionais como ferramentas de enfrentamento nesta nova realidade educacional. Para tanto, é feito um relato de uma ação integrada, a criação de uma sala de leitura virtual coletiva, cujas ações funcionaram como estratégias de acolhimento, prevenção e reflexão das práticas educativas na Escola Classe 303 de Samambaia. Posteriormente, discute-se o papel do psicólogo escolar
como importante articulador de ações preventivas dentro de uma perspectiva institucional relacional. Por fim, faz-se uma reflexão sobre a necessidade de prosseguimento dessas iniciativas no contexto de aulas presenciais.
Palavras-chave: Psicologia Escolar. Atuação institucional. Covid-19.
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Abstract: This professional practice report addresses the institutional performance of a school psychologist who is a member of the Specialized Learning Support Team (EEAA) of the State Department of Education of the Federal District (SEEDF) during the period of non-face-to-face pedagogical activities, as a result of the pandemic of Covid-19. Its objective is to emphasize the importance of institutional actions as coping tools in this new educational reality. To this end, an integrated action report is made, the creation of a collective virtual reading room, whose actions worked as strategies for welcoming, preventing and reflecting on educational practices at
Escola Classe 303 in Samambaia. Subsequently, the role of the school psychologist as an important articulator of preventive actions within a relational institutional perspective is discussed. Finally, a reflection is made on the need to continue these initiatives in the context of face-to-face classes.
Keywords: School Psychology. Institutional performance. Covid-19.