A construção colaborativa de mapas conceituais como estratégia de sensibilização do corpo docente de uma escola técnica da área da saúde: Relatos e desafios

Autores

  • Paulo César Ramos Araújo
  • Elias Batista dos Santos

Palavras-chave:

Mapas conceituais, Construção colaborativa, Planos de curso

Resumo

A presente pesquisa analisa o processo de construção colaborativa de mapas conceituais sobre o plano de curso de qualificação profissional “Cuidador de idoso‟ como estratégia de sensibilização docente frente à necessidade de reestruturação e reelaboração do regimento interno, do projeto político pedagógico e dos planos de cursos vigentes. Foram utilizados princípios teórico-metodológicos da epistemologia qualitativa, para analisar conversas informais e diálogos reflexivos realizados com o corpo docente de uma determinada escola técnica na área de saúde. Essa análise indica os docentes resistentes às proposições percebidas como impositivas; contudo, indica que eles se mostraram proativos em relação às proposições percebidas como dialógicas e colaborativas. Nesta análise percebe-se, também, que as disputas de poder ocorridas no cotidiano da instituição se constituíram como impulso para os processos
colaborativos de reconstrução do regimento escolar, do projeto político pedagógico e dos planos de curso vigentes. Conclui-se que as situações conflitantes em meio aos diálogos a respeito do mapa conceitual foram fundamentais para fazer avançar os trabalhos colaborativos que constituíram a reestruturação do projeto político pedagógico e os planos de curso. Este trabalho não esgota todo o assunto acerca do aproveitamento da discussão sobre os processos colaborativos desenvolvidos na reelaboração dos planos de curso da instituição em questão.

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Publicado

2016-11-21