A articulação do Sistema de Educação para a efetivação da Educação Profissional de jovens e adultos trabalhadores no município de Luziânia-GO

Autores

  • Ricardo da Costa e Silva Camilo Alves

Palavras-chave:

Articulação, Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Mundo do Trabalho

Resumo

Este artigo baseia-se numa pesquisa sobre o alinhamento do Plano Municipal de Educação (PME) com as políticas públicas municipais e federais, com foco na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que resultou em uma proposta de intervenção capaz de unir as instituições de ensino acerca da formação e do encaminhamento do aluno para o mundo do trabalho no município de Luziânia-GO. Foi encontrado uma dificuldade no Centro Municipal de Educação Básica Joaquim Gilberto (CEMEB), onde não se mantém vínculo ou projetos com os ex-alunos. Não se sabe ao certo sobre a continuidade desse público-alvo nos demais segmentos da EJA. Constatouse no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do IFG campus Luziânia, que um número significativo de educandos não tem conseguido elevar sua escolaridade e abandonam novamente seu percurso educacional. A desconexão entre a EJA e o PROEJA em Luziânia-GO resulta, ou pode ser, um fator de dificuldades nesse processo. Tendo em vista que não é possível identificar se o estudante irá chegar até o
PROEJA, que finaliza o ciclo EJA com a formação no ensino médio acrescida de curso técnico profissional. A integração das instituições de ensino que atuam com a EJA pode promover através de um planejamento participativo a articulação entre todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, buscando desenvolver e expandir as potencialidades do jovem e adulto trabalhador.

Downloads

Publicado

2016-11-21